4ª edição do Congresso do Conhecimento será realizada em Bacabal

Acontece de 25 a 27 de novembro no Polo da Facam em Bacabal a 4ª edição do COMAC- Congresso Maranhense do Conhecimento.

Serão mais de 16 palestras simultâneas nas mais diversas áreas do conhecimento, como Administração, Serviço Social, Contábeis, Licenciaturas e Cursos de Gestão, tornando-se um dos maiores eventos educacionais do estado do Maranhão.

O COMAC tem o apoio da Facam, da Fundação Ulisses Guimarães e do Sebrae. O objetivo é proporcionar aos participantes um momento único de troca de experiências e conhecimentos, além de estimula-los para a produção de trabalhos científicos.

Confira a programação:

Xande de Pilares nesta sexta-feira na Casa das Dunas

Xande de Pilares
Xande de Pilares

Apresentando o primeiro álbum da carreira solo e grandes sucessos da época do grupo Revelação, Xande de Pilares realiza show nesta sexta-feira na Casa das Dunas.

“Deixa Acontecer”, “Tá Escrito”, “Ela Mexe Comigo”, “A Paixão me Pegou”, “Coração Radiante” e “Velocidade da Luz” foram alguns dos sambas que marcaram a trajetória do Grupo Revelação sob a liderança do vocalista Xande de Pilares.

Atualmente em carreira solo, o sambista carioca se apresenta nesta sexta-feira (4) no boteco gastronômico Casa das Dunas, com um repertório que mescla os maiores sucessos da época do Revelação e as novas músicas do disco solo “Perseverança”.

A programação de samba na Casa das Dunas nesta sexta-feira começa a partir das 20h, contando com a apresentação do Grupo Argumento e a discotecagem do DJ Marcelo Guzman. O segundo lote de ingressos já está à venda pelos preços promocionais de R$ 60 (pista) e R$ 90 (front) nas lojas ADJI, na Bilheteria Digital do Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, 100% Vídeo da Avenida dos Holandeses e Casa das Dunas. Os ingressos de meia-entrada estão sendo vendidos exclusivamente na bilheteria da Casa das Dunas.

Atlântica comemora 40 anos de atuação com comprometimento e excelência

ARV_1170
 
No final da manhã desta sexta-feira(23), em um dos salões do Grand São Luís Hotel, na Praça Pedro II, no centro da Capital maranhense, empresários, amigos, funcionários e representantes da imprensa estiveram prestigiando o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, fundador do Grupo Atlântica, uma empresa sólida e genuinamente maranhense que está completando 40 anos de bons serviços prestados.
Em uma rápida explanação aos convidados, o empresário falou um pouco da trajetória de vida, dos percalços enfrentados como o sétimo dos 12 irmãos de um casal de pequenos comerciantes no município de Rosário – cidade onde nasceu – passando pela primeira empresa criada em sociedade aos 18 anos, fechada dois anos depois, até a criação da primeira empresa do grupo, a Atlântica Segurança Técnica, em 1975.
Comprometida com o crescimento econômico e desenvolvimento social, ao longo dessas quatro décadas, muitos desafios foram superados e conquistas consolidadas. Diversas ações inovadoras foram implantas com o objetivo de agregar valor aos processos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas e colocando o grupo em posição de destaque no seu mercado de atuação, gerando mais de 50 mil empregos e contando, atualmente, com mais de 5.320 colaboradores.
“São 40 anos de uma longa trajetória de luta, trabalho e muita dedicação, sempre trabalhando para que as pessoas sejam o maior patrimônio da companhia. Temos como foco aproveitar as oportunidades e conquistar a clientela com serviços eficientes”, ressaltou o presidente do grupo, Luís Carlos Cantanhede Fernandes.
ARV_1216
A Atlântica está presente em vários estados do Brasil, participando de negócios com empresas nacionais e internacionais do setor de transporte marítimo, estaleiro e construção naval, como também prestação de serviços nas áreas de segurança técnica, serviços gerais, locação de veículos e equipamentos industriais gestão de saúde, segurança e meio ambiente, dentre outros, sempre superando desafios a cada dia, conquistando novos nichos e se lançando em novos mercados.
“As coisas não acontecem da noite para o dia. Tudo é fruto de muita dedicação, do respeito que temos pelas pessoas e da vontade de fazer bem feito”, enfatizou o presidente.
Incluída no grupo de empresas brasileiras que investem na área social é uma das fundadoras do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), e da Biblioteca Especializada em Gênero do Brasil – Maria da Penha Maia Fernandes. A empresa realiza atividades e campanhas como forma de suprir as necessidades verificadas, tais como: reforma da estrutura física, doação de material escolar e brinquedos, atividades recreativas palestras educativas e profissionais, entre outras.
ARV_1235
O grupo Atlântica conta com seis empresas, são elas:  Internacional Marítima, empresa armadora e prestadora de serviços marítimos e portuários, com sede em São Luis; A Filial Guarujá que é responsável pelo transporte marítimo de passageiros e veículos na maior Travessia Litorânea do Estado de São Paulo; A Internacional Travessia responsável pelo sistema hidroviário do estado da Bahia; A Kaizen prestadora de serviços em diversos segmentos como Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Controle de Perdas e Gestão de Negócios; A Inter Locação que presta serviços no segmento de locação de veículos e equipamentos industriais e a Bate Vento Embarcações Artesanais maior especialista em Catamarã a vela e a motor do país e que recebeu o premio de melhor Produto na Bienal Brasileira de Design em Curitiba.
“Sem sobra de dúvida, sentimos um imenso orgulho, enquanto maranhense, do serviço prestado pelo grupo Atlântica, o qual nos últimos anos vem competindo em pé de igualdade com outras grandes empresas a nível nacional”, observou a jornalista Orquidea Santos. O colega Pergentino Holanda, que também esteve prestigiando o evento, ressaltou a importância da atuação da empresa em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros.
Vários ícones da imprensa maranhense, como Pedro Freire, presidente do jornal O Imparcial e o radialista Geraldo Castro, entre outros, estiveram prestigiando e felicitando o presidente Luís Carlos Cantanhede e o grupo Atlântica.

Procon vai notificar 4 Mãos por lesar consumidores em show de Aviões do Forró

Do Atual7

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Maranhão vai noticiar a empresa 4 Mãos Entretenimento, promotora do show da banda Aviões do Forró, ocorrido na madrugada desse domingo 4, no Espaço Reserva, um estacionamento ao lado do Shopping da Ilha, em São Luís.

Segundo reclamações de fãs, a banda iniciou o show com horas de atraso, que acabou ainda sendo interrompido pouco depois de 30 minutos, sob alegação de cumprimento da Lei do Silêncio. Devido a desorganização, ao parar a apresentação, a vocalista Solange Almeida chegou a dizer que estava sendo obrigada a encerrar o show para não ser presa.

Diante da frustração dos presentes ao evento ganhar as redes sociais, o diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, utilizou sua página pessoal no Facebook para informar sobre a noticiação à 4 Mãos, pelos constrangimentos e lesão ao público que pagou o ingresso para assistir ao show.

“Informo aos consumidores que o ocorrido ontem (4), no espaço reserva, durante o evento “Aviões para Todo Mundo”, afronta os direitos básicos do consumidor. Descumprimentos de horários em eventos caracterizam falha na prestação, geram uma grande insegurança jurídica e prejudicam os consumidores que acabam por frustrar suas expectativas. Destaco, ainda, que amanhã vamos notificar a empresa promotora deste evento para apurar a responsabilidade e garantir os direitos básicos do consumidor”, garantiu.

Duarte solicitou ainda que quem se sentiu lesado faça denúncia formal ao órgão de proteção ao consumir por meio de um aplicativo para celular ou em uma das unidades físicas de atendimento. “Por fim, peço aos consumidores que se sentiram lesados, que formalizem suas denúncias através do aplicativo PROCON Maranhão ou em uma de nossas unidades físicas de atendimento”, disse.

Até o presente momento, a 4 Mãos Entretenimento, formada pelos antigos integrantes do Marafolia em São Luís, Roberto Gurgel e Marcelo Aragão, não se pronunciou sobre o ocorrido.

Maranhão tem 15 áreas decretadas para fins de Reforma Agrária

Quinze áreas rurais do estado do Maranhão foram decretadas para desapropriação para fins de reforma agrária.  Ao todo serão 31.658,3059 hectares, onde podem ser assentadas 702 famílias de trabalhadores rurais maranhenses.

Essas áreas fazem parte dos 100 decretos de desapropriação expedidos em 2013. Do total, 92 foram publicados no último dia 27 de dezembro, no Diário Oficial da União, Os decretos destinam 193.566,21 hectares em 16 estados brasileiros, com capacidade para receber 4.670 famílias de trabalhadores rurais.

Os 15 imóveis destinados à reforma agrária no Maranhão  se transformarão em projetos de assentamento. “Com isso, o Incra vai atender reivindicações de famílias de agricultores rurais ligados a vários movimentos sociais”, afirmou o superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues.

Estudo da Capacidade

Em 2013 o Incra realizou o Estudo da Capacidade de Geração de Renda em três, das 15 áreas decretadas. Em analise conjunta com as famílias e com base em estudos de mercado foram detectadas as culturas e criações que proporcionarão maior rentabilidade para as comunidades.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Incra-MA, Kleber Costa Filho, na Fazenda Diamantina, por exemplo, o Estudo de Capacidade de Geração de Renda concluiu que o plantio de mandioca para produção de farinha; de milho e de feijão, como culturas temporárias é o mais viável para o futuro assentamento. As 51 famílias que serão assentadas na área, também poderão se dedicar a criação de animais de pequeno porte, como caprinos e galinha caipira.

Redução de conflitos

De acordo com o superintendente do Incra-MA, esses decretos vão reduzir a tensão no campo, diminuir o número de acampamentos no estado, além de atender centenas de trabalhadores rurais com a criação de assentamentos nessas áreas.

O imóvel Diamantina, em Alto Alegre do Maranhão, foi uma das áreas que teve o conflito pela posse da terra solucionado com a assinatura do decreto. Desde o ano de 2009 a área era reivindicada pelos trabalhadores rurais ligados à Comissão Pastoral da Terra (CPT).

“A destinação desses 15 imóveis para a reforma agrária não só possibilita o assentamento de agricultores, como ainda preserva o meio ambiente, pois de acordo com os decretos, devem ser mantidas as áreas de reserva legal e preservação permanente dos imóveis decretados para desapropriação”, informou o superintendente.

Próximos passos

Com a publicação dos decretos, o próximo passo será a realização das avaliações e Estudo da Capacidade de Geração de Renda dos imóveis que ainda não tem esse levantamento. Em seguida, a Procuradoria Especializada do Incra-MA vai requerer à Justiça Federal o ajuizamento das desapropriações para fins de reforma agrária. Após a imissão de posse do Incra-MA na área, será criado o projeto de assentamento.

Confira na tabela as áreas desapropriadas no Maranhão.

Imóvel

Município

Hectares

Capacidade

de

famílias

Fazenda Diamantina

Alto Alegre do Maranhão

1.359,5304

29

Taquara I e II

Alto Alegre do Pindaré/Buriticupu/Santa Luzia

4.081,5604

36

Fazenda Guaribas

Cantanhede

1.027,8206

23

Fazenda Piquizeiro

Chapadinha

1.432,5351

39

Fazenda Santa Maria III

Chapadinha

1.473,6816

45

Fazenda São benedito

Itapecuru Mirim

2.152,5428

53

Fazenda Mineira e Monte Alegre

Itinga do Maranhão

1.511,2700

20

Fazenda Canarana

Lago Verde

706,5998

15

Fazenda Jaguaribe, Paciência e Vista Verde

Pedro do Rosário

2.181,6915

22

Fazenda Palmira, Data Cocal

Santa Quitéria do Maranhão

2.816,0187

67

Fazenda Barrenta,Croa Grande,Garirabau e Nova ou Faveira

São Benedito do Rio Preto

3.069,1408

91

Olho D´agua do Chico Diniz e outros

São Benedito do Rio Preto

2.288,7467

121

Fazenda Pacas e outras

Tuntum

3.533,9989

68

Fazenda Terras Laranjeira

Turiaçu

2.214,6893

22

Fazenda Baixas da galinha/Data Trindade

Vargem Grande

1.808,4793

51

Total

31.658,3059

702

Morre na manhã desta segunda-feira a menina Ana Clara, vítima dos ataques à ônibus

Imirante

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde confirmou que a garota Ana Clara de seis anos que teve mais de 90% do corpo queimado após os ataques à ônibus na sexta-feira (3) morreu no início da manhã desta segunda-feira (6). Ana Clara foi internada em estado grave no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) e foi transferida no sábado para o Hospital Juvêncio Matos.

Ana Clara estava com sua mãe, Juliane Carvalho Santos, e a irmã, Lorrane Beatriz Santos, de 1 ano e 5 meses num ônibus na Vila Sarney quando criminosos atearam fogo no veículo ainda com passageiros dentro.

No domingo, o avô de Ana Clara, morreu de infarto depois de saber o estado crítico da neta.

Reforma ampliará instalações do Detran-MA

A diretoria geral do Detran-MA iniciou na última quinzena do mês de novembro de 2013 uma série de reformas no prédio onde funciona a sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão e que deve ser concluída até o fim de janeiro.

“Estamos executados os projetos determinados pela Governadora Roseana Sarney que sempre tem o objetivo de atender o usuário com agilidade, conforto e qualidade! Esses são apenas os primeiros passos de toda uma série de melhorias previstas para serem implantadas ao longo de 2014”, garante o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

As obras abrangem a área do hall principal de atendimento ao usuário, setor de vistoria de veículos, setor de protocolo, estacionamentos e banheiros e vão dar mais qualidade e comodidade aos usuários

O estacionamento será ampliado com mais 130 vagas, que somam agora 218 exclusivas para automóveis, sendo 20% destas vagas reservadas para portadores de necessidades especiais e idosos. Já para os motociclistas, será construída uma área de 290m² reservada e murada com capacidade para 80 vagas. Haverá também a implantação de uma nova sinalização vertical e horizontal do pátio, e uma área isolada para veículos aprendidos.

O Detran-MA também adquiriu computadores de última geração para agilizar o atendimento que será melhorado também com a expansão do números de guinchês. A obra vem ampliando também o setor de vistoria e emplacamento, com a construção de um novo galpão.

Além de todas estas ampliações, estão programadas a reforma dos banheiros espalhados pelo prédio principal do departamento, todos eles adaptados para portadores de necessidades especiais e investimentos na segurança do local, com novas guaritas, e portões automáticos. Foram projetadas também, rampas para garantir mais acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

A sede do Detran-MA não passava por nenhuma obra de ampliação desde o ano de 1992. Para o atual diretor, essa obra é de grande importância para o Detran-MA e principalmente para o usuário, que agora terá mais conforto para ser atendido e solucionar suas pendências.

 

Seis pessoas são presas suspeitas de envolvimento em ataques à polícia

Seis pessoas foram presas na manhã deste domingo (10), suspeitas de envolvimento nos ataques contra postos policiais da Polícia Militar ocorridos na noite de sábado (9), em São Luís, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

De acordo com o secretário Aluísio Mendes, um dos presos confessou participação nos fatos. Indícios apontam que as ordens saíram de dentro de unidades prisionais. O Grupo Tático Aéreo (GTA) está sobrevoando diversas áreas de São Luís à procura de mais envolvidos.

Na noite de sábado (9), criminosos metralharam dois postos da Polícia Militar. O soldado que estava de plantão no trailer da Vila Nova, Francinaldo Sousa Pereira, morreu. O sargento Marco Antonio Correa Cutrim, que estava de plantão no posto do Bairro de Fátima, e uma moradora da região, não identificada, ficaram feridos e encontram-se hospitalizados no Hospital Socorrão I.

Dois ônibus foram assaltados e incendiados no sábado (9) – um deles por volta de 19h, no ponto final do Bequimão, e o outro, à tarde, no Alto da Esperança.

O corpo de Francinaldo foi enterrado às 16h, no cemitério Jardim da Paz, na Estrada de São José de Ribamar. A assessoria do Socorrão I informou que o estado de saúde das duas outras vítimas é estável.

Trailers da PM amanheceram fechados
Segundo informações da Rádio Mirante AM, na manhã deste domingo (10), os dois postos da Vila Nova e Bairro de Fátima, além dos trailers da Camboa, Liberdade, Monte Castelo e Anjo da Guarda amanheceram fechados.