Marcelo Vieira – Política comentada e atualidades

Notícias, informações, entrevistas, reportagens e furos sobre política.

Busca em todo o site

Política

Prefeito de Nova Colinas é preso suspeito de comandar um esquema de licitações

Por Marcelo Vieira Política
 

Prefeito-de-Nova-Colinas Prefeito da cidade de Nova Colinas (MA), Elano Martins Coelho, foi preso por equipes da SECCOR / Polícia Civil nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26) na cidade Balsas.

Elano Martins Coelho é acusado de forjar licitações em processos contratados pela Prefeitura de Nova Colinas, inclusive em um dos casos a suspeita é que o próprio prefeito seja beneficiado através de um advogado e que foi seu sócio.

Como sempre mostramos no blog, são rotineiros os casos em que prefeitos se utilizam do cargo para favorecer empresas de aliados com contratos milionários.

O esquema foi denunciado por empresas do ramo de locação de veículos, máquinas pesadas e de outros segmentos que não conseguiam participar das licitações anunciadas pela Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Nova Colinas, no Sul do Maranhão.

A Secretaria de Segurança dará uma coletiva hoje às 16h30 para falar sobre o assunto.

A “dor de cotovelo” de Neto Evangelista…

Por Marcelo Vieira Política
 

KGE_Restaurante-Popular-do-Anjo-do-Guarda-16

Preterido no PSDB para uma possível candidatura a prefeito de São Luís, o deputado licenciado e secretário da SEDES Neto Evangelista, agora, mostra-se com dor de cotovelo. A cúpula tucana decidiu hoje, em Brasília, apoiar a deputada federal Elizaine Gama, que lidera todas as pesquisas de intenção de votos na capital maranhense. Derrotado internamente em seu projeto pessoal, o jovem tucano tem se mostrado resignado com a decisão de seus pares. Pelo menos é como ele tem se comportado em público.

Ao contrário do que aparenta, Evangelista tem dito aos mais próximos exatamente o oposto. Para ele, é o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior quem tem mais condições de sair vitorioso das urnas em outubro, apesar dos números mostrarem exatamente o oposto. A declaração de Evangelista foi recebida com desdem no ninho tucano, e logo foi tida como pura dor de cotovelo. 

Talvez, uma das razões para sua birra, tenha sido sua pífia avaliação em levantamentos internos do partido.

Ele vai negar, mas é pura verdade!!!

Justiça condena professor de Caxias acusado de abuso de três crianças a 34 anos de prisão

Por Marcelo Vieira Política
 

m_25052016_1243

Em sentença assinada na última segunda-feira, 23, a titular da 5ª Vara da Comarca de Caxias, juíza Marcela Santana Lobo, condenou José do Amparo Barbosa da Silva, o Tiririca, como é conhecido, a 34 anos (trinta e quatro) anos, 01 (um) mês e 14 (quatorze) dias de reclusão pelo crime de estupro contra três crianças (meninos), à época dos fatos uma com idade de 12 anos e duas de 10 anos. A pena (soma de duas penas de 17 anos e  22 dias de reclusão) deve ser cumprida em regime inicialmente fechado, “no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Timon, ou outro destinado a presos definitivos”.

A decisão atende à Ação Penal Pública interposta pelo Ministério Público Estadual contra o réu. De acordo com a ação, no período de setembro a novembro de 2014, o condenado praticou contra as crianças “atos libidinosos diversos da conjunção carnal, ciente de que eram menores de quatorze anos”, atos que resultaram na transmissão, para duas das crianças, de doenças venéreas (sífilis e HPV) que o acusado sabia ser portador.

Ainda segundo o processo, a ação foi praticada pelo menos uma vez por mês em relação a cada vítima, na casa do denunciado ou no vestiário do Estádio Rita Queiroz, onde funcionava a escolinha de futebol da qual o acusado era professor e os meninos alunos.

Silêncio – Segundo a narração das vítimas, por ocasião dos treinos o professor os atraía para o vestiário ou os levava para casa (do professor) onde, sozinho com os menores, praticava com os mesmos sexo anal e oral, além de outros atos de natureza libidinosa. Em troca do silêncio das crianças, José do Amparo os presenteava com brinquedos, inclusive uma bicicleta, dada a uma das vítimas. Uma das vítimas relata ainda o uso de força pelo professor para consumar o estupro do qual foi vítima, bem como as ameaças feitas pelo condenado.

Ouvidas em depoimento, as mães dos menores informaram que matricularam os filhos na escolinha de futebol patrocinada pelo professor. Com o passar do tempo, porém, a mudança no comportamento das crianças levou-as a conversar com os filhos, quando descobriram o acontecido, bem como as doenças venéreas transmitidas às crianças.

Mercado Central continua abandonado pela Prefeitura de São Luís

Por Marcelo Vieira Política
 

mercado central

A situação do Mercado Central em São Luís é a mesma de quase um mês atrás, quando um incêndio atingiu várias lojas do local. Quem trabalha no local denuncia o descaso sofrido pela prefeitura de São Luís.

Em uma das lojas afetadas pelo fogo as marcas das chamas ainda são visíveis, até hoje o dono não conseguiu recuperar o prejuízo causado pela tragédia.

Problemas na fiação elétrica, muito lixo, sujeita e falta de estrutura estão entre as principais reclamações dos feirantes que ainda resistem e trabalham no local.

Há quinze anos a justiça determinou a reforma e readequação de 27 feiras e mercados de São Luís, entre elas o Mercado Central. Após vários recursos da decisão, feitos pela prefeitura da cidade, a última sentença de agosto do ano passado deu prazo de 120 dias para o início das obras, sob pena de multa diária de 15mil reais, porém até agora nada foi feito.

E o que parece é que os trabalhos ainda estão longe de começar, principalmente depois do incêndio.

Eliziane Gama fecha apoio do PSDB

Por Marcelo Vieira Política
 

eliz-1

Blog do Marco D’Eça

Cada vez mais favorita a vencer a disputa pela Prefeitura de São Luís, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) consolidou ontem a aliança com o PSDB, que deverá indicar seu companheiro de chapa.

Com a aliança, Eliziane amplia seu tempo na propaganda eleitoral e fortalece seu palanque com uma legenda com forte estrutura política e eleitoral.

– O martelo foi batido e o partido caminhará com Eliziane Gama. Decidiremos nas convenções partidárias o nome que comporá a chapa majoritária – resumiu o presidente do PSDB em São Luís, suplente de senador Pinto Itamaraty, um dos principais articuladores da aliança.

Desde ontem pela manhã, este blog já apontava a consolidação da aliança de Eliziane com o PSDB. O post Carlos Brandão também já defende apoio do PSDB a Eliziane, já mostrava que o anúncio estava a caminho, o que ocorreu no final da tarde.

Eliziane trabalha agora para garantir também o PSB em seu palanque.

E tem conversado com o senador Roberto Rocha para o fechamento da questão.

Mas esta é uma outra história…

Sacada!! Wellington do Curso lança o gabinete móvel

Por Marcelo Vieira Política
 

 

A coragem para ouvir e a determinação típica do deputado estadual Wellington do Curso (PP) o fez inaugurar, na tarde desta terça-feira (24), durante durante deslocamento para participar de uma audiência que aconteceu em Bacabeira, o “Gabinete Móvel”. O objetivo é levar para junto da comunidade, nos bairros periféricos da cidade, as ações do deputado Wellington, ouvindo as principais reivindicações da comunidade.

image-94-640x412

“Ouvir a população é o que nos motiva a cobrar e a fiscalizar. Por isso, com o Gabinete Móvel queremos percorrer bairros e, assim, os municípios de nosso Maranhão. O que queremos é ouvir os anseios daqueles que não conseguem ir até à Assembleia Legislativa. Além de ouvir, pretendemos encaminhar as reivindicações da população e, assim, cobrar e fiscalizar o cumprimento de direitos.

Ao ser questionado sobre a inédita ideia referente ao Gabinete Móvel, Wellington enfatizou a participação popular que, para ele, é essencial em uma atuação política independente. Ressaltou ainda, que ir ao encontro do povo não significa somente pedir votos, mas conhecer e conviver com a realidade diária do povo, além de buscar soluções para os problemas da coletividade.

Para mim, a população deve ter pleno acesso aos políticos que escolheram. Sempre pensei assim. Antes mesmo de ser deputado estadual. Logo após a eleição eu retornei para agradecer a confiança e o mandato a min confiado. Como parlamentar, tenho hoje a certeza do quão importante é participação da população em nossas ações. O nosso gabinete, na Assembleia, está sempre de portas abertas, mas eu e minha equipe percebemos que é preciso fazer mais… é preciso ouvir quem também sequer consegue chegar à Assembleia. Foi assim que surgiu a ideia do Gabinete Móvel: para ouvir também aqueles que hoje estão distantes do Parlamento. Com isso, estamos aprimorando nossas ações, dando vida e voz ao nosso mandato popular.”, afirmou.

➡COMO FUNCIONA O GABINETE MÓVEL?

O Gabinete Móvel consiste em uma van em que o deputado Wellington e sua equipe percorrerão bairros da capital e de demais municípios do Maranhão. Nessa van, há uma espécie de “sala de atendimento” que será direcionada à população, a fim de receber denúncias, solicitações e, posteriormente, transformá-las em proposições na Assembleia Legislativa.

O Gabinete Móvel possui uma agenda que será previamente divulgada. Para solicitar a visita, qualquer cidadão pode entrar em contato com a Equipe WC através do número (98) 99911 0011 e justificar a solicitação.

Crianças que moram na região do Batatã em São Luís sofrem com a falta de transporte escolar

Por Marcelo Vieira Política
 

 

ESCOLA3

Mais uma comunidade vem sofrendo com a falta de ônibus escolar na capital maranhense. Há sete meses o ônibus escolar não faz o transporte das crianças que moram na comunidade Sítio São José, localizada na área do Reservatório do Batatã, por isso, elas tem que caminhar cerca de cinco quilômetros para chegar até a Unidade de Educação Básica (UEB) Rubem Almeida, que fica no Coroadinho.

De acordo com os pais de alunos, o benefício foi conseguido depois de muitas reivindicações, porém, o ônibus deixou de circular desde outubro, por falta de pagamento da empresa que presta o serviço.

Por isso, as famílias estão tendo que encontrar soluções alternativas para que os filhos não deixem de frequentar a escola, como ir na garupa de bicicletas, de motos, apertadas em carros particulares ou a pé mesmo.1431896974-90676519

Além desse problema, há ainda o risco de assalto no trajeto para a escola. Como o acesso é em meio à mata, bandidos aproveitam para se esconder e atacar as pessoas.

De acordo com as mães, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está ciente da situação, mais a única coisa que eles falam é que não pagaram a locadora dos ônibus e os motoristas. Por isso, eles não têm como rodar.

REVIRAVOLTA: Roberto Rocha assume PSB estadual e Rochinha o municipal

Por Marcelo Vieira Política
 

Rochinha-e-o-pai-senador-Roberto-Rocha

Blog do Minard

Não completou nem 24h que o senador Roberto Rocha foi destituído da presidência municipal do Partido Socialista Brasileiro e o caso teve uma surpreendente reviravolta.

O diretório do PSB em São Luís, que teve como líder o ex-governador e deputado federal José Reinaldo em tão pouco tempo, passa agora para as mãos do filho do senador Roberto Rocha, o vereador Roberto Rocha Júnior, conforme decisão de Carlos Roberto Siqueira, presidente da Executiva Nacional da legenda.

Já o presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa, que havia sido o responsável pela destituição de Rocha, perde o reinado para o próprio senador que toma a partir de hoje a frente estadual do PSB.

A partir desta terça-feira (23) a composição municipal do partido fica assim: presidente Roberto Rocha Júnior, vice-presidente será Estevão Aragão; o secretário-geral Aldo Rogério; o primeiro secretário será o Thiago; Hilton será o secretário de Finanças; Suely Moura, a secretária de Comunicação e Alexandre o secretário de Mobilização. Todos aliados do senador Roberto Rocha.

Abaixo, a decisão do partido:

doc-1-1

doc-2-1

Sampaio acerta com Wagner Lopes como novo treinador para a Série

Por Marcelo Vieira Política
 

ge-25-04-atletico2-32906Após uma semana sem treinador, o Sampaio acertou com Wagner Lopes como seu novo treinador para 2016. O técnico chega ao Tricolor com a missão de recuperar a equipe na Série B, onde atualmente ocupa a última colocação, com duas derrotas nos dois primeiros jogos.

Lopes foi a escolha do Sampaio, após a equipe tentar a contratação de Paulo Roberto, que permaneceu no São Bento, e Léo Condé, demitido do Bragantino, mas pediu uma semana para ficar com a família antes de responder a proposta. O treinador comandará o time maranhense a partir da terceira rodada, quando encara o Náutico, na Arena Pernambuco.

Lopes será o terceiro técnico do Sampaio em 2016, que anteriormente foi comandado por Marcelo Chamusca em 11 jogos e depois por Petkovic, em 13 ocasiões. Nas duas primeiras rodadas da Série B, Arlindo Maracanã assumiu a equipe interinamente.

Wagner Lopes chega ao Sampaio após comandar o Atlético-GO durante o Campeonato Goiano de 2016. Em sua segunda passagem pelo Dragão, o treinador comandou a equipe em 18 jogos, conquistando nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas, fechando com aproveitamento de 57%.

Além disso, o treinador comandou o Bragantino na Série B de 2015, terminando o torneio na sexta colocação. O treinador também conta com passagens pelo Goiás, Criciúma, Botafogo-SP e no futebol japonês, onde trabalhou como auxiliar técnico no Gamba Osaka..

Depois de preso pela PF, João Dominici quer voltar para ajudar o filho em São João Batista

Por Marcelo Vieira Política
 

Blog do Luís Cardoso

dominiciFicha suja mais do que pau de galinheiro, com pendências de toda ordem junto ao Tribunal de Contas do Estado por conta de desvio de recursos e outras improbidades administrativas, o ex-prefeito de São joão Batista, Eduardo Dominici, acha que encontrou um meio fácil para voltar a comandar o município. Ele mandou o pai, João Dominici (foto abaixo) a sair candidato, apesar da idade avançada, e se eleito será o prefeito de fato da cidade.

Pela popularidade que goza, João Dominici, e por ser um articulado nato, o filho considera como favas contadas o seu retorno para o comando de São João Batista. Mas o plano pode falhar por causa da condenação que foi imposta ao pai quando foi secretário da Sinfra, no governo do parente José Reinaldo Tavares.

Como todos se recordam, a Polícia Federal prendeu na época José Reinaldo Tavares ( sendo preso, como mostra a foto)) e João Dominici, além de vários outros por causa da construção de estradas fantasmas, que ligavam o nada a coisa nenhuma.

Os recursos que deveriam ser empregados na construção de estradas e pontes, eram divididos entre eles e empreiteiros. Teve até caso de obras em povoados inexistentes, em um total de 42. A Polícia Federal concluiu à época que o desvio chegou a mais de R$ 19 milhões.

João Dominici foi condenado, no período, pelo Tribunal de Justiça a 6 anos e 8 meses de reclusão por crime de peculato.