Ana Flávia Vidigal recebe medalha Manoel Bequimão

A defensora pública Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio recebeu nesta quinta-feira, em sessão solene, a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão, em reconhecimento aos serviços prestados por ela visando o bem-estar da sociedade brasileira. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa por iniciativa da deputada Eliziane Gama (PPS), autora do projeto de Decreto Legislativo aprovado pelo plenário da Casa.

“A doutora Ana Flávia Vidigal representa para a história do Maranhão a importância que este título tem neste momento, dada toda uma gama de trabalhos que a senhora fez, como mulher, para o estado do Maranhão. Nós sabemos que a influência da mulher na sociedade é uma luta constante. Mas quando temos mulheres que participam, o exemplo que elas têm dado são exemplos de grandeza, de superação, como a doutora Ana Flávia Vidigal”, enfaizou Eliziane Gama, ao saudar a homenageada.

Destacando sua admiração pela defensora, a deputada lembrou da luta e da determinação que ela teve para parar o orçamento do Estado e cobrar a autonomia da Defensoria Pública do Estado. Eliziane Gama declarou ainda que a maioria da população de 6 milhões de maranhenses vive abaixo da linha de pobreza, sem acesso a educação, saúde, a infraestrutura básica, a um programa de agricultura e outros direitos constitucionais.

“Hoje o defensor público tem um papel missionário no Maranhão. Atender uma população tão gigantesca e tão pobre com 47 defensores, sem sombra de dúvidas é um grandioso desafio. E a senhora fez muito bem, quando na frente da Defensoria Pública do Maranhão, lutou, gritou, do seu jeito, do jeito peculiar das mulheres, com uma aparência física frágil, mas de uma força tão extraordinária. “Me sinto honrada, prestigiada e realizada de estar hoje aqui sendo autora desta iniciativa para homenageá-la nesta Casa”, concluiu.

Ao agradecer a homenagem, Ana Flávia Vidigal destacou a necessidade de atuar em defesa dos direitos da sociedade, lutando pelo fortalecimento da Defensoria Pública como um dos caminhos para a promoção da transformação social. Ao mesmo tempo em que dividia a honraria com as entidades e pessoas que contibuiram com o seu trabalho – incluindo os deputados João Evangelista, Alberto Franco, Eliziane Gama, Helena Heluy, Victor Mendes, Chico Gomes, Edivaldo Holanda, Rubens Júnior, Marcelo Tavares, Carlos Braide, Carlos Alberto Milhomem, Cleide Coutinho, Gardênia Gonçalves e Chico Leitoa – ela disse que recebia a medalha com muita alegria e com a responsabilidade aumentada de continuar lutando pelos menos favorecidos.

“Temos que trabalhar com coragem e independência para conferir direitos a quem não tem vez nem voz. Não há mais como se conceber as condições de pobreza em que vive a maioria dos maranhenses. Vamos continuar na certeza de que podemos construir a Defensoria Pública que o Maranhão necessita”, concluiu ela.

TRAJETÓRIA

Ana Flávia Vidigal é maranhense, formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, e também pela Universidade Estadual do Maranhão, em administração de empresas. Teve uma trajetória profissional iniciada na Companhia Vale do Rio Doce, desempenhou os seus trabalhos na área de desenvolvimento de pessoal, gerenciamento de qualidade total, na automação de escritório da superintendência da estrada de ferro Carajás. Depois exerceu a advocacia privada entre 97 e 2000. Em abril de 2001 tomou posse como Defensora Pública, atuando na Primeira e na Segunda Vara da Infância e Juventude de São Luis. Foi nomeada coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude, atuando no cargo até julho de 2003.

Da solenidade participaram, além de familiares e amigos da homenageada, o secretário estadual de Direitos Humanos, Sérgio Tamer; o defensor geral do Estado, Aldy Melo de Araújo Filho; o vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Adriano Antunes Damasceno; e o secretário Davidson Francklin de Sousa, que representou o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).

(Agência Assembleia)

1 pensou em “Ana Flávia Vidigal recebe medalha Manoel Bequimão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.