André Fufuca se despede da Assembleia com discurso de agradecimento

O deputado André Fufuca (PEN) – eleito deputado federal nas eleições de outubro passado – despediu-se da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (18), com um discurso de agradecimento ao povo do Maranhão.

“Eu venho aqui usar esta tribuna não para fazer uma prestação de contas do que fiz, mas venho para fazer um agradecimento. Agradecimento a Deus, agradecimento aos meus pais e principalmente agradecimento aos maranhenses. Falo com a emoção, a mesma emoção que me trouxe aqui, há quatro anos”, discursou o deputado.

Ele lembrou que, nas eleições de 2010, aos 21 anos de idade, ainda como estudante de Medicina, saiu das urnas como o deputado estadual mais jovem da história do Brasil. “Este é um título que carrego no peito com muita honra. Até hoje, durante mais de 150 anos de parlamento no Brasil, nenhum deputado foi eleito mais novo do que eu. E isto aumentou ainda mais a minha responsabilidade. Eu não poderia ser apenas mais um deputado. Eu tinha que fazer um trabalho diferente”.

Foi com este espírito de luta que o deputado André Fufuca conseguiu, logo no primeiro ano de seu mandato, ser presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, onde logo tomou a providência de resgatar o processo de criação de novos municípios no Maranhão. Nesta Comissão, segundo Fufuca, foram analisados mais de 100 projetos de emancipação.

“Concluímos que, segundo a nossa Resolução nº 32, poderiam ser emancipados. Fomos a Brasília com mais de 5 mil maranhenses. Mexemos a panela que era esquecida, esquentamos e trouxemos ao povo desses povoados, que é hoje mais de 10% da população deste Estado, uma esperança de esses povoados se tornassem cidades. Lutamos na Câmara. Lutamos no Senado. Perdemos com o Veto Presidencial. Perdemos de novo na Câmara, mas, hei de carregar essa chama e essa bandeira”, afirmou Fufuca, anunciando que dará prioridade a esta bandeira de luta em sua nova jornada, a partir de fevereiro de 2015, na Câmara Federal.

Ele lembrou que, no segundo ano de seu mandato na Assembleia Legislativa, foi presidente da Comissão de Saúde, onde deflagrou uma luta incansável para ampliação dos recursos destinados à assistência médica da população.

“Lutamos para que o governo federal ampliasse o investimento na área da saúde, já que o Brasil é um dos países que menos investem. O Brasil investe apenas 3% do seu PIB. Brigamos para que alcançasse mais de 6%”, frisou o deputado.

Ele recordou ainda que, no terceiro ano de mandato, foi presidente da Comissão de Assuntos Municipais e reeleito, fato inédito então nesta Casa, sempre lutando pelas minorias, lutando por aqueles que foram esquecidos, por aqueles que foram abandonados durante décadas e décadas de existência do Parlamento maranhense.

“Hoje, depois de vários requerimentos que concedem benefícios a pessoas com doenças crônicas, que conferem benefícios a acamados, que conferem benefícios a idosos, que conferem benefícios a deficientes, enfim, depois de vários projetos de lei que hoje são usados no Estado inteiro, depois de várias Indicações que hoje se tornaram colégios, se tornaram postos de saúde, se tornaram hospitais”, discursou Fufuca.

Depois de fazer um balanço de sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa, o deputado André Fufuca passou a discorrer sobre a campanha eleitoral de 2014, da qual saiu eleito deputado federal com o total de 56.879 votos. Ele anunciou que irá utilizar seu novo mandato para defender as causas do Maranhão na Câmara Federal.

“Eu defenderei o Maranhão, lutando pelas causas desse povo corajoso e sofrido do meu Estado, no Congresso Nacional. Eu mudo de planície, irei ao Planalto, mas não mudo as minhas ideias nem muito menos mudo aquilo que entrei aqui e até o fim da minha vida farei, que é lutar pelo bem do meu Estado, pelo bem do povo do Maranhão”, ressaltou André Fufuca, ao encerrar seu pronunciamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.