Apresentado o projeto da primeira escola de tempo integral do MA

Secretário Anselmo Raposo durante apresentação da Escola de Tempo Integral

O secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, apresentou, ontem, o projeto de criação do primeiro Centro de Ensino Médio em Tempo Integral do Maranhão, o Procentro Marcelino Champagnat, nome dado em homenagem ao fundador dos Colégios Marista em todo o mundo. A apresentação aconteceu no auditório da própria sede do projeto, o antigo Colégio Marista Maranhense, no centro da cidade.

A escola funcionará a partir de fevereiro do próximo ano, com oferta de ensino médio integrado à educação profissional, formação bilíngue e ênfase ao esporte de alto rendimento.

O secretário Anselmo Raposo, que é ex-aluno do Colégio Marista Maranhense, se emocionou ao falar do projeto não só pela sua grandiosidade, mas por ter a chance de proporcionar a milhares de jovens maranhenses a oportunidade de estudar em um espaço histórico, como é o prédio do antigo Marista, por onde já passaram grandes homens de destaque na sociedade.

“Emociono-me em estar aqui hoje, por saber que neste mesmo ambiente em que estudei a vida inteira, milhares de outros estudantes da rede pública estadual terão a chance de estudar, de crescer e de vencer na vida”, afirmou Anselmo.

A escola atenderá inicialmente 500 alunos, no horário integral de 8h as 18h, e contará com 24 salas de aula temáticas; biblioteca; laboratórios de biologia, física, química, matemática, informática e línguas; salas para diretoria, coordenadores e professores; ginásio poliesportivo (capacidade para 1.500 espectadores); campo de futebol; piscina semi-olímpica; pista de atletismo; salas para lutas olímpicas; refeitório; vestiários; área de convivência e de preservação ambiental.

Anselmo Raposo afirmou também que almeja que os alunos da rede pública do Maranhão estejam preparados tanto para lutar por uma vaga nas universidades públicas do país no mesmo nível dos estudantes da rede privada, quanto para competir nos jogos escolares estaduais e nacionais.

A escola em tempo integral será desenvolvida com base no modelo pedagógico do Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental (Procentro), existentes nos Estados do Pernambuco, Ceará e Piauí, onde o programa é realizado por meio de parceria entre o público e o privado. No entanto, o projeto no Maranhão será desenvolvido de maneira inédita em um modelo 100% público.

Funcionará também, no Procentro Marcelino Champagnat, o primeiro Instituto Público de Idiomas do Brasil. Lá os estudantes de ensino médio terão formação em inglês, francês ou espanhol e no período noturno, a escola será aberta à comunidade. Haverá ainda o primeiro Centro de Formação de Professores da rede pública do Maranhão, espaço destinado à qualificação docente; outros dois centros de formação funcionarão nos municípios de Pinheiro e de Codó. “Este é um grande projeto. É um verdadeiro marco para a educação do Maranhão”, enfatizou o secretário de Educação.

Para ingressar no Centro de Ensino Médio em Tempo Integral do Maranhão, Procentro Marcelino Champagnat, o aluno deverá passar por um processo seletivo universal. O critério de ingresso, portanto, será democrático de meritocracia. Já os professores, deverão ter licenciatura específica para docência, pós-graduação na área e dedicação exclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.