Caravana do 15 promove união e ganha força no estado

Nesta quinta etapa de incursões ao interior do estado, entre os dias 15 e 17, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), recebeu o carinho da população e o apoio das lideranças políticas de 11 municípios. Caminhadas, carreatas, reuniões e comícios reuniram eleitores e lideranças oposicionistas em um só propósito: avançar com Lobão Filho.

Em Coroatá, durante comício, na noite do dia 16, o peemedebista foi recebido com fogos de artifícios, bandeiraço e uma multidão de milhares de pessoas que lotaram a praça José Sarney. Na ocasião, o candidato contou com o apoio da prefeita Teresa Murad (PMDB), que agradeceu a participação popular na campanha de Lobão Filho e demonstrou confiança na eleição do candidato.

No mesmo dia, uma imensa carreata percorreu as ruas de São Luís, liderada pelos aliados, filhos e amigos de Lobão Filho. O percurso incluiu a Lagoa da Jansen, Avenida dos Holandenses, Avenida Litorânea, Avenida Daniel de La Touche e Avenida Jerônimo de Albuquerque, e contagiou a população por onde passou.  “Ouvi um som na rua e  isso me chamou atenção. Quando vi que era do meu candidato, Lobão Filho, não pensei duas vezes e coloquei meu carro na rua também”, comentou com empolgação, o sr. Oswaldo Menezes, morador da Cohama.

Ainda no sábado, o candidato visitou os municípios de São Mateus, Alto Alegre, Peritoró e Timbiras. Em Alto Alegre, ele falou sobre desenvolvimento e assegurou que vai trabalhar para distribuir adequadamente as riquezas do estado. “Por aqui passam todos os dias muitas riquezas, mas nada fica para o município. Vamos atrair para cá indústrias e alavancar a economia dessa região. Já temos a matéria prima e trabalhadores à espera de uma oportunidade”, justificou o candidato.

Defensor da campanha de Lobão Filho, o prefeito de Alto Alegre, Maninho do Alto Alegre (PTB), afirmou com segurança que o candidato peemedebista é o melhor para o Maranhão. “Com o seu caráter empreendedor vamos dinamizar a nossa economia e gerar emprego e renda para o nosso povo”, disse, confiante, o líder municipal.

Na sexta-feira (15), o peemedebista iniciou a agenda em Vitória do Mearim e foi recebido calorosamente por populares e lideranças políticas. O prefeito de Vitória do Mearim, Dóris Rios (PV), garantiu apoio e voto a Lobão Filho, por este representar “a verdadeira mudança que o Maranhão necessita: com mais renda e emprego e melhores perspectivas para todos”.

Ao ouvir as declarações de apoio das mais diversas lideranças, Lobão Filho destacou que assim tem sido em todos os municípios. “Correntes políticas adversárias estão se unindo, dando as mãos, por um Maranhão mais rico e mais justo. E essa demonstração de confiança nos alegra e nos fortalece a cada dia”, comemorou o candidato. “As melhores emoções desta campanha política vêm do carinho e do calor que eu tenho recebido das pessoas em todos os lugares por onde passo. Essa demonstração de apreço é impagável”, afirmou.

No domingo (17), ele esteve ainda em Lima Campos, onde garantiu: “ainda no primeiro semestre do meu governo todos os cidadãos maranhenses terão acesso a internet banda larga gratuitamente”. Ele recebeu o apoio do prefeito Jaílson Fausto Alves (PR) e diversas lideranças oposicionistas no município.

A ex-prefeita de Lima Campos, Fátima Lopes (PRB), destacou que nesse momento as divergências políticas municipais serão esquecidas porque “temos um projeto maior: eleger Lobão Filho governador do Maranhão e assegurar que o nosso estado continue nessa caminhada rumo ao desenvolvimento pleno”.

1 pensou em “Caravana do 15 promove união e ganha força no estado

  1. Marcelo veja este artigo e se possível copie no seu blog. Abraço Caúla

    HUMILDADE CABE EM QUALQUER LUGAR ATÉ NOS ESTÚDIOS DA RÁDIO MIRANTE
    Lendo os artigos escritos por Joaquim Haickel e Marcio Jerry, onde se comenta, se defende e se condena a gafe do candidato a governador Flávio Dino por ter faltado a entrevista da rádio Mirante AM, me trouxe lembranças de muitas campanhas e embates políticos, que eu presenciei pelo Maranhão. O clima de “oba-oba” e “já ganhou” está causando desgaste a candidatura comunista. E um exemplo bem recente disso aconteceu exatamente com uma candidata comunista lá no pequeno município de Raposa em 2012.

    A humildade é uma das maiores virtudes de um homem, mais atrelado a essa virtude vem junto a sapiência de aprender a não subestimar o adversário. Em Bacabal por exemplo teve um eterno candidato a prefeito (meu amigo, que Deus o tenha) Bete Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago que ainda na década de 70 quase ganhava a eleição para prefeito, eu disse “quase”.

    E o que aconteceu: Ele subestimou seu adversário, e perdeu a eleição. Eu explico. Era a fase política mais bem sucedida dos médicos em Bacabal, que sempre tinham como principal opositor o BETE LAGO. Primeiro se elegeu Dr. Coelho, em seguida Dr. Juarez, então veio a campanha do Dr. Cazuza, meu médico, que segundo fui informado mora hoje na cidade de Balsas.

    A eleição do Dr. Cazuza estava perdida faltavam poucos dias para o 15 de novembro, quando aconteceu uma reunião na residência do Dr. Coelho, com a presença apenas da cúpula da campanha, e um convidado especial vindo de São Luis, que eu não posso declinar o nome, mais posso afirmar que é um ícone da política maranhense. Dr. Cazuza o principal interessado, Dr. Juarez , e por acaso do destino eu estava lá, ainda menino acompanhando meu PAI Antonio Caúla. O assunto: salvar a eleição no último comício que se aproximava.

    As idéias que fluíam eram as mais criativas possíveis, porém só precisou de uma para vencer aquela eleição. O último comício se realizou no bairro do Ramal, em frente a Igreja católica. E só precisou de um um tiro de revólver e um saquinho de geladinho ou dindin, com sangue de galinha para Cazuza ganhar a eleição. Quando o tiro foi disparado Cazuza caiu no já surrado assoalho da carroceria de um velho caminhão que servia de palanque. Com seu jaleco de médico já todo ensanguentado, foi uma comoção geral por toda a cidade, e Cazuza ganhou a eleição para prefeito de Bacabal.

    Lembro-me de quando Lobão foi candidato a senador pela primeira vez,nos anos 80, que mesmo sem o apoio do grupo, deu um murro na mesa, e exclamou: “sou candidato ao senado, vou vencer, pois eu cheiro a voto”. Lobão venceu a eleição para o senado federal, deixando para trás Magno Bacelar e Américo de Sousa.

    Posso citar outro exemplo que presenciei, do “oba-oba” e “já ganhou”, que aconteceu lá na cidade de Imperatriz em 1996 quando a esposa do saudoso ex-governador Ribamar Fiquene do qual fui e secretário municipal quando este foi prefeito, dona Zenira Fiquene já estava tranquila, pois as pesquisas a apontavam como prefeita eleita. Renato Moreira seu opositor que era apadrinhado por Daví Alves Silva, ganhou a eleição.

    É por essas e outras que nunca, jamais devemos subestimar os adversários, pois humildade cabe em qualquer lugar, até nos estúdios da rádio Mirante.

    Por Caúla Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.