Carlos Amorim ressalta debate sobre ampliação de reserva indígena

O deputado Carlos Amorim (PDT) anunciou, na sessão desta quinta-feira (19), que vai participar de reunião com pequenos produtores rurais sobre a ampliação de reserva indígena em São João do Caru, nesta sexta-feira (20). O parlamentar fez apelo à governadora Roseana Sarney (PMDB), no sentido de atuar junto à Funai, para evitar que a reserva seja ampliada, prejudicando moradores da região.

O apelo foi direcionado também ao Congresso Nacional, para evitar que a Funai aumente o atual território ocupado pelos Awá-Guajá. “Em acontecendo a ampliação desta reserva indígena, vamos seguramente criar um grande problema social. São milhares de pessoas, de homens, crianças que não terão para aonde ir”, afirmou.

O parlamentar pediu que a governadora, como autoridade maior do Estado, converse com a presidente Dilma e com o ministro da Justiça, para resolver de maneira amigável, evitando que haja um conflito grave, até com mortes, porque as pessoas moram e trabalham há mais de 30 anos no local, sem terem sido perturbados pela Justiça e pelo Governo Federal.

Em Amarante, o parlamentar disse que a situação não é diferente. “Lá, metade do território é ocupado por índios, mas nem os índios querem que a Funai amplie a reserva. Querem uma boa assistência médica, estradas vicinais e que o governo olhe para eles com cuidado. Não querem mais terras, a Funai é que quer ampliar essas terras para os índios, de modo que aqui eu quero externar a minha preocupação”, garantiu.

A reunião em São João do Caru, segundo Carlinhos Amorim, terá a participação do deputado federal Weverton Rocha (PDT), que vem trabalhado junto ao Governo Federal para que não autorize a desintrusão, ou seja, a desocupação da área, pelo Exército.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.