Fifa admite erro no Mundial de Clubes de 2000, conquistado pelo Corinthians

 

Da Folha

Uma semana após a polêmica envolvendo o lateral Roberto Carlos e o termo “Mundialito”, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que houve erro na organização do Mundial de Clubes de 2000, sediado no Brasil e vencido pelo Corinthians.

Em um discurso antes do sorteio das chaves da edição de 2010, o dirigente afirmou que o formato da competição precisou ser modificado para que não fosse repetido o que ocorreu há dez anos.

“Sentimos que algo estava errado e precisávamos de outro formato, pois tivemos o que não poderíamos ter: dois clubes do mesmo país na final. Então tivemos que interromper a competição, por diferentes razões. Além disso nos anos seguintes, houve outros problemas na Fifa”, explicou.

Em seguida, Joseph Blatter lembrou que a edição de 2010 será a sétima do torneio e contou um pouco da história dos títulos de São Paulo, Internacional, Milan, Manchester United e Barcelona, destacando que esta é a segunda vez que o torneio será nos Emirados Árabes.

79 pensou em “Fifa admite erro no Mundial de Clubes de 2000, conquistado pelo Corinthians

  1. A história dos campeonatos mundiais (O caso Corinthians)

    No início de 1999, a Hicks Muse Tate & Furst (HMTF) anunciou um contrato de parceria com o Corinthians, campeão brasileiro do ano anterior. Meses depois, adquiriu 49% da empresa Traffic, que era de total propriedade de J. Háwilla, considerado um “rei” entre os empresários do futebol.
    Háwilla continuou no comando da Traffic e, naquela época, sua empresa tinha uma boa relação comercial com a FIFA. Aproveitando todo este cenário favorável, a HMTF, que também era dona do canal esportivo PSN, decidiu elaborar um torneio internacional, a fim de promover a marca Corinthians no cenário mundial. Atendendo aos interesses de seus parceiros e visando lucros, a FIFA acabou aceitando a idéia de realizar tal competição no Brasil. Como não poderia deixar de ser, a Traffic foi a principal detentora dos direitos de exibição do chamado Campeonato Mundial de Clubes de 2000.
    O Corinthians, conforme citado anteriormente, só participou do torneio porque os organizadores do mesmo eram seus parceiros. A divulgação da realização deste campeonato aconteceu em junho de 1999, obviamente depois que o Timão tinha garantido o título nacional do ano anterior, mas antes do Campeonato Brasileiro da temporada corrente começar, ou seja, o Corinthians tinha presença garantida na competição mesmo que fosse rebaixado para a segunda divisão nacional.
    O “argumento” usado pelos organizadores na época é que o Timão entraria por ser o campeão do país-sede. Mas como isso seria possível se o Campeonato Brasileiro de 1999 ainda não havia começado e em 1998 ninguém cogitava a realização de uma competição deste tipo no Brasil?
    A “desculpa” usada na época era de que “não haveria tempo” para outro clube se preparar para o torneio, já que o campeonato nacional terminaria em dezembro. Por coincidência ou ironia do destino, o Timão, que tinha um dos melhores times do Brasil na época, caminhou até a final do Campeonato Brasileiro de 1999 e sagrou-se bicampeão, ao derrotar o Atlético Mineiro. Porém, conforme citado anteriormente, em nenhum momento houve uma disputa pela vaga destinada ao campeão do país-sede no torneio, já que o Corinthians estava garantido desde a divulgação da sua realização.
    Resumidamente, o Corinthians recebeu um “convite de aceitação obrigatória” para participar de uma competição internacional, idealizada por seus parceiros, que “justificariam” sua inclusão na disputa pelo fato de ter sido o campeão nacional do país-sede do ano retrasado (1998). Vale destacar ainda que, por conta da falta de espaço no calendário dos clubes, o torneio foi disputado nos primeiros dias do ano 2000, em pleno verão brasileiro. Neste período, a maioria das equipes profissionais – inclusive as convidadas – estava em férias.
    Além disso, se a competição tivesse como objetivo dar ao seu vencedor o título de campeão do mundo – o que obviamente não era o caso –, não teríamos apenas a indicação do Corinthians como indevida. Além dele, o All Nasr, o Real Madrid e o Vasco da Gama “caíram de pára-quedas” no torneio.
    Para se ter uma idéia, o All Nasr, da Arábia Saudita, foi convidado por ter sido campeão de uma espécie de Recopa Asiática de 1998, sendo que o campeão continental de 1999 era o Júbilo Iwata, que também era o atual campeão da mesma recopa que “garantiu” o convite ao clube árabe.
    O espanhol Real Madrid foi convidado por ter sido campeão mundial interclubes do ano retrasado (1998), através da Taça Intercontinental, que já tinha um novo campeão em 1999 e que continuou sendo a principal disputa internacional de clubes até 2004.
    O Vasco da Gama foi outro clube convidado, assim como o Corinthians, para atender aos interesses dos organizadores. Aproveitando que uma das cidades-sede da competição era o Rio de Janeiro, o Vasco foi indevidamente indicado por ter sido campeão da Taça Libertadores da América do ano retrasado (1998), ignorando o atual campeão Palmeiras, já que não seria interessante financeiramente a presença de outro clube paulista numa competição disputada simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
    Portanto, dos oito clubes que participaram deste campeonato, podemos dizer seguramente que metade deles foram convidados indevidamente. Soma-se a isso o fato de não ser segredo para ninguém que esse torneio de 2000 quase causou um “racha” entre UEFA e FIFA. Clubes como Manchester United e até mesmo o Real Madrid se recusaram a participar da competição. A FIFA interveio e ameaçou punir os clubes europeus, se estes não viessem ao Brasil, o que acabou enfurecendo a entidade européia, que cogitou a realização de suas competições de maneira independente, sem o aval da FIFA, como a Eurocopa e a Champions League.
    Joseph Blatter viu que sua “teimosia” tinha ido longe demais e tentou colocar “panos quentes” para amenizar a situação. Afinal, depois da Copa do Mundo, a Eurocopa e a Champions League são as competições que mais são rentáveis, além de ser um absurdo imaginarmos a realização da Copa do Mundo sem a presença dos europeus.
    A repercussão pelo mundo, antes mesmo de a bola rolar, também não foi das melhores. Para exemplificar isso, veja esta imagem reproduzida do site da CNN, de 6 de janeiro de 2000.
    (IMAGEM REMOVIDA)
    Convites Infames: Fifa ignora o mérito na escolha de equipes para o “Brasil-2000”, diz a manchete.
    Na referida matéria, escrita antes de a bola rolar, o site ainda tenta dar um voto de confiança à FIFA, mas destaca a falta de critério na escolha dos clubes participantes, o transtorno causado no calendário, a falta de vontade dos ingleses e enfatiza ainda que se trata de um torneio que ninguém levará a sério. Inclusive, ressalta que “não é para nos admirarmos se tivermos uma final entre brasileiros”.
    Dentro de campo, aconteceu o esperado. Real Madrid e Manchester United, em ritmo de excursão, foram apenas figurantes e, assim como adiantara a matéria da CNN, a final foi mesmo realizada entre os dois clubes brasileiros, com o Corinthians sagrando-se vencedor, após bater o Vasco da Gama nos pênaltis.
    Curiosamente, apenas para informação, o caminho do Corinthians até o título foi contra todos os times que “não deveriam” participar do torneio, com exceção ao Raja Casablanca, que teria “direito” de participar de um “mundial de verdade” naquele ano, usando como base o atual modelo do mundial interclubes, que começou a partir de 2005.
    A taça recebida pelo Corinthians também não é igual à taça oferecida pela FIFA a partir de 2005 para os legítimos campeões do mundo..
    Apesar de contar com grandes times, Blatter sabe que a competição não teve uma boa aceitação e que a UEFA não iria se curvar às suas decisões. Por este motivo, aliado à quebra de um dos patrocinadores (a ISL), a entidade máxima do futebol cancelou o próximo torneio, que seria disputado em 2001, na Espanha. Surgiram boatos de que o campeonato voltaria em 2003, mas a hipótese rapidamente foi rechaçada, principalmente pela UEFA.
    Por todos estes motivos citados, consideramos a competição conquistada pelo Corinthians no ranking como de valor secundário no âmbito mundial, ou seja, tal feito não rende ao Timão o título de campeão do mundo, pois a competição designada para tal naquela época era a Taça Intercontinental, vencida em 2000 pelo clube argentino Boca Juniors.
    Inclusive, a própria FIFA, quando criou o novo mundial interclubes, em 2005, colocou o título corintiano à parte em seu site oficial, como uma competição de importância menor e que nunca mais será disputada. Além disso, muitas foram as vezes em que a entidade máxima do futebol “esqueceu” da competição organizada por ela própria em 2000, no Brasil. Apenas para exemplificarmos isso, veja as imagens abaixo, reproduzidas dos sites UOL e FIFA, respectivamente.
    (IMAGEM REMOVIDA)
    Notícia veiculada no UOL, referente à apresentação do novo mundial interclubes, em 2005.
    (IMAGEM REMOVIDA)
    Notícia veiculada no site da FIFA trata o torneio de 2008 como a quarta edição, “esquecendo-se” de 2000.
    Para finalizarmos este assunto de maneira resumida, podemos considerar que o torneio mundial conquistado pelo Corinthians está para o mundo o que a Copa Sul-Americana está para a América do Sul e o que a Copa do Brasil está para o Brasil, ou seja, trata-se de uma competição oficial, porém de menor importância em seu âmbito de disputa.
    A nomenclatura do torneio também pouco importa, pois o verdadeiro campeão sul-americano é o vencedor da Taça Libertadores da América e não o da Copa Sul-Americana. Portanto, independentemente das opiniões e gafes da FIFA, o nosso compromisso é com a história, e ela nos mostra que o Corinthians não conquistou o mundo em 2000.
    FONTE:
    http://www.rankingdeclubes.com.br/historia_mundiais.htm

    1. No fundo, foi maracutaia pura!!!! Como o estádio, como o paulista de 77, a copa do Brasil de 2002, o Brasileirão de 2005 e assim por diante!!!

    2. Creio que as vagas foram legítemas apenas a dos Vasco que é ilegal pois o Palmeiras era pra ter ido.
      O Único erro que vejo é de organização e calendário.

  2. O Corinthians foi o legitimo CAMPEAO!!! PONTO!!!
    Essa historinha que nao valeu, e desculpa de Sao Paulino FRUSTRADO!!!…Vai la na FIFA e pergunta se a quantidade de dinheiro e os premios pagos aos CLUBES em especial ao CAMPEAO valeu ou nao valeu!!
    Essa historinha de que foi convidado assim nao vale. kkkkk o Corinthians foi BI Campeao Brasileiro 1998/1999.
    E a mesma coisa na F1…..Pergunta la na FIA se os titulos do Schumaquer valeram ou nao?? O cara jogou o carro em 2 ou 3 oportunidades em cima dos adversários, pergunta se os titulos do Prost e Senna valeram ou nao??? Acorda seus manes!

    1. Coitado.. vc é iludido cara… Seu argumento de que o Corinthians é campeão legítimo porque é Bi Brasileiro 98/99 é ridículo. Quer dizer que quem era campeão Brasileiro naquela época valia mais do que a Libertadores ou Mercosul???? kkkkkkkkkkkkkk

  3. Se o Corinthians foi campeão eu não sei, agora que você tem que voltar pra escola eu tenho certeza.Conjugar o verbo FAZER com “s”!!! Afff, Não é à toa que a torcida leva a fama de analfabeta e maloqueira!!! Tá explicado!

  4. O VERDADEIRO CAMPEÃO DO MUNDIAL INTERCLUBES NO ANO 2000 É O BOCA JUNIORS. NÃO ADIANTA DISCUTIR COM GAMBÁS NÃO. ALÉM DE GANHAR O JOGO NO APITO SENDO BENEFICIADAS PELA GLOBOSTA MANIPULADORA, CBF, STJD E FIFA, QUEREM ROUBAR O TÍTULO DO BOCA APULSO QUE FOI CAMPEÃO DA LIBERTADORES NO ANO 2000 E FOI CAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES ASSUNTO ENCERRADO PRONTO E ACABOSSE.

    OLHA AÍ NO YOUTUBE = BOCA 2X1 REAL MADRID (MUNDIAL INTERCLUBES ANO 2000).

    http://www.youtube.com/watch?v=3GsxjHe07LQ

    AGORA SÓ FALTA DIZER QUE EU FIZ MONTAGEM NO VÍDEO

  5. Falar que esse texto do ranking nacional de clubes é imparcial é uma verdadeira piada. Esse texto foi escrito por um palmeirense tão fora da casinha, que considera o amistoso Copa Rio (Copa Caninha 51) como um mundial de clubes, detalhe o Palmeiras participou porque era campeão paulista. Digamos que a Copa Jipe seja mundial (um jogo não é campeonato e nem torneio), o Mundial de 2000 foi o único realizado em que tinha quatro candidatos reais à título – Real Madri – Manchester – Vasco e Corinthians que se sagrou o 1º campeão do mundo de todo o mundo.

    1. Não
      A intercontinental sim dava chances a TODOS OS CLUBES dos dois principais continentes do esporte, pois participavam os 2 campeões continentais, aos quais participavam os melhores classificados de cada país para os torneios continentais.
      Não se trata de 1 jogo só. Para jogar esse 1 jogo só, teria que classificar dentro do próprio país para a libertadores e Champios league, e ser campeão em seguida.
      Esse negócio de país sede é absurdo: se for pra representar o país, teria que ser a seleção fo país, já que um clube não pode, de forma alguma, representar os interesses de todos os torcedores de um país. País sede faz sentido apenas em copas do mundo de seleções.
      Foi apenas um meio, o único possível, de botar um clube de bosta, sem expressão nenhuma no continente, num torneio totalmente sem critérios e sem moral. A história e as cambalhotas narradas acima testificam o que digo.
      E não sou são paulino nem santista nem palmeirense. Sou gremista, e aqui no RS ngm dá crédito praquele torneio falcatrua, cm ou sem aval da fifa, tal como mais abaixo no uruguai, mais ao lado na argentina e paraguai, e do outro lado do atlântico, tbm, nenhum europeu nem sabe que existiu esse torneio.
      Aliás, ali na argentina, se perguntar pros torcedores do River Plate, do Independiente, do Racing, do Velez, quem foi campeão mundial em 2000, a resposta é Boca Juniors. Se perguntar pra um torcedor do Real Madrid, qual a única vez que o clube merengue perdeu um mundial que disputou, eles dirão, para o Boca em 2000.
      Abraço.

  6. fifa.com na parte torneios procura o nome do boca em 2000 o santos em 62 e 63 o flamengo em 81 o gremio em 83 e o sao paulo em 92 e 93 se achar posta o link pramim ou entao para de falar besteira colega timao bicampeao da copa do mundo de clubes isso eu mostro para de se iludir com a tv globo

  7. o verdadeiro corintiano sabe que esse mundial nao foi ganho pela porta da frente é a mesma coisa falar que o fluminense nao caiu prá 2° devido seu bom futebol… lamentável

  8. Se não tem valor o intercontinental como queira falar porque nunca vi o curintia lá ? Pq só vi uma libertadores? O primeiro título mundial não podia ser diferente para o corinthians embaixo dos panos polêmico com seu patrocinador por trás do título corinthians e uma comédia

  9. ” não adianta mais falar nada sobre esse clube ao qual é realmente a cara da politica brasileira no brasil rico ñ vai preso politico rouba pra caramba desvios de dinheiro publico ,saúde precaria,mensalão ricardo teixeira,nicolau dos santos, é tanta coisa que acontéçe, não adianta dzr pois seus torçedores matam a sensatez e fecham os olhos antes tantas evidencias de um clube politicamente privilegiado ,corinthians campeão mundial? sem ter ganho 1 libertadores no ano de 2000,então o que ñ valeu, a libertadores do boca em cima do palmeiras, o mundial em cima do real madri,o real madri que disputou dois mundiais em 2000,final de mundial com dois brasileiros no maracanã ,tem que devolver os valores pagos por ingresssos e etc, na libertadores de 2000 e do mundial do japão ,ja que ñ tiveram valores pra fifa kkk,tudo isso aqui no brasil é a mais pura naturalidade o fluminénse é rebaixado é ñ joga 2.divisão,éntão um clube como ésse póde ter ganho um mundial sem ter ganho o continente

    1. Você tem o meu respeito. Apesar de são Paulino reconheço que na Europa a copa Toyota é considerada intercontinental. Reconheço também que em 2000 apesar do Corinthians ser o melhor time do Brasil na época, disputou um campeonato mal organizado, mal divulgado, em final de temporada, em condições físicas precárias, com critérios obscuros e de critério técnico abaixo da altura do futebol do Corinthians. Valer, valeu . mas nem continuidade teve.

  10. CORINTHIANS;

    CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2012 – INVICTO
    BICAMPEÃO DO MUNDO- FIFA – 2000-2012 – INVICTOS
    CAMPEÃO DA RECOPA 2013 – INVICTO

    SILVIO

  11. O Corinthians participou daquele torneio por causa da politicagem. O torneio mais importante de 2000 foi o conquistado pelo Boca Juniors no Japão.

    Por que Corinthians e Vasco no Mundial?
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk20069905.htm

    O “mundial” que jamais existiu
    http://ricaperrone.wordpress.com/2008/09/10/o-mundial-que-jamais-existiu/

    Mundial do Corinthians não passou mesmo de um Mundialito. Roberto Carlos estava certo…
    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/tag/mundialito/

    A história dos Campeonatos Mundiais
    http://www.rankingdeclubes.com.br/historia_mundiais.htm

  12. O Corinthians participou daquele torneio por causa da politicagem. O torneio mais importante de 2000 foi o conquistado pelo Boca Juniors no Japão.

    Por que Corinthians e Vasco no Mundial?
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk20069905.htm

    O “mundial” que jamais existiu
    http://ricaperrone.wordpress.com/2008/09/10/o-mundial-que-jamais-existiu/

    Mundial do Corinthians não passou mesmo de um Mundialito. Roberto Carlos estava certo…
    http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/tag/mundialito/

  13. CORINTHIANS;

    CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2012 – INVICTO
    BICAMPEÃO DO MUNDO- FIFA – 2000-2012 – INVICTOS
    CAMPEÃO DA RECOPA 2013 – INVICTO

    SILVIO

  14. Corinthians:

    Campeão do primeiro mundial interclubes 2000 – FIFA, invicto
    Campeão da Libertadores -2012, invicto
    Bicampeão do mundial interclubes – 2012 – FIFA, invicto
    Campeão da Recopa sul americana – 2013, invicto

    Obrigado

    Silvio

  15. esses corinthianos são uma comédia mesmo!
    TODOS, inclusive os curithias, sabem que para poder disputar o mundial de clubes é preciso passar por um torneio classificatório, que no caso é a taça libertadores. E que somente um time de cada país poderá disputar esse torneio.
    A fifa organizou um torneio de verão em 2000 que chamou de mundial, justamente no periodo de férias dos jogadores.
    Depois de polêmicas na europa dos times não quererem jogar esse torneio de verão, a fifa ameaçou os times com puniçoes e foram que meio que obrigados a participar do torneio de verão, para dar credibilidade ao torneio, que com 2 times serie b como vasco e curinthia não teria como né.
    resumindo, o corinthians ganhou o torneio de verão, o vasco mais uma vez foi vice depois do penalti do edmundo, que mandou a bola para fora do maraca.
    Corinthians, campeão do torneio mundial de verão de 2000 e campeão mundial interclubes de 2012.
    São torneios diferentes seus malucos!!!

  16. bom…demorou mas saiu…como que se considera campeão do mundo sem ter conquistado a LIBERTADORES? torneio de verão… vc só disputa um mundial se ganhar a libertadores. ridículo.
    o troféu é diferente,times convidados com reservas… sem comentarios .

    GALINHADA…VCS SÃO UMA VERGONHA.

  17. NÃO ADIANTA COMEMORAR UM TÍTULO DE UM TORNEIO AMISTOSO COMO OFICIAL. POÍS SE O MUNDIAL DE 2000 VALEU, O MILÃN QUE TEM 4 MUNDIAIS E NENHUM OUTRO CLUBE O ALCANÇA, A NÃO SER O BÔCA JÚNIORS, PASSARIA PRA 8 TÍTULOS MUNDIAIS. A FIFA TERIA DE ENGOLIR.

  18. é por isso que esse futebol brasileiro virou piada no mundo inteiro,querem conquistar os títulos na marra,mas contra a alemanha não funcionou pois o tiro saiu pela culatra,7×1 dentro de casa,e olha foi um excelente resultado porque a alemanha teve dó daquele lixo e não quiz fazer mais gols!

  19. TUDO BEM QUE ESTA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CLUBES DE 2000 FOI O 1 E ÚNICO MUNDIAL SECUNDÁRIO DA FIFA MAIS DIZER QUE AS COPA RIO DE 51/52 SÃO MUNDIAIS PORQUE ERA AS ÚNICAS OFICIAIS A ÉPOCA ??? NÃO , EM 53 TEVE A 3 EDIÇÃO E ÉRA OFICIAL TAMBEM PELA CBD E EMPRESÁRIOS A COPA RIO RIVADAVIA COREIA MÉIER INTERCLUBES [ NOME DO ENTÃO DO PRESIDENTE DA CBD EM OMENAGEM A EX DA TAÇA JULE RIME NA COPA DO MUNDO EM OMENAGEM O ENTÃO PRESIDENTE DA FIFA ] INDEPENDENTE DA QUANTIA DE ANFITRIÕES E DE ESTRANGEIROS FOI OFICIAL TAMBEM E NA ÉPOCA FOI CONCIDERADO UM MUNDIAL DE CLUBES TAMBEM GANHA PELO VASCO , O PALMEIRAS GANHOU NA FINAL O ATUAL 3 COLOCADO DO CAMPEONATO ITALIANO DE 50 ??? E O QUE DIZER EM 57 NO TORNEIO INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE PARIS OFICIAL PELA CFF E EMPRESÁRIOS EUROPEUS NA FINAL O VASCO [ 1 E ÚNICO CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 48 ] GANHOU O ENTÃO MELHOR DO SÉCULO PELA FIFA E ÚNICO BICAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES DA UEFA E PENTA EM 60 O TODO PODEROSO REAL MADRID DE DI ESTÉFANO E COMPANIA NO PLACAR DE 4 X 3 DE VIRADA ATE O SANTOS DE PELÉ FOI UMA DAS TANTAS VITIMAS DA SELEÇÃO MUNDIAL PERDEU DE 5 X 3 NO TORNEIO DA COLOMBIA EM 59 , O TORNEIO DE PARIS PERDEU STATUS DE MUNDIAL DE CLUBES APARTIR DE 1960 ONDE FOI CRIADA A TAÇA EUROPA/AMERICA DO SUL COM APENAS 2 CLUBES OS TORNEIOS AMISTOSOS E DE VERÃO JÁ ESTA ESCRITO NO CERTAME SE É AMISTOSO OU DE VERÃO E OS CONVITES NA ÉPOCA FORAM CONVIDADOS E ESCOLHIDOS OS CAMPEÕES POR DIREITO , MERECIMENTO E MÉRITOS OS TITULOS MAXIMOS DE CLUBES DA ÉPOCA SE APROFUNDE MAIS E PESQUISE MAIS AMIGO OS ANTESSEÇORES DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA . VASCO BICAMPEÃO MUNDIAL DE 53/57 .

  20. -Quem manda nas eleições são os votos nas urnas , e não o ti ti ti do povo !!! Votou tá votado !!
    ?
    – Quem manda no futebol é a FIFA , e lá quem é considerado campeão mundial é o Corinthians e também não adianta ficarmos esse ti ti ti que ninguém vai mudar a história …
    ?
    -Lá não tem copa toyota de ninguém !!!
    ?
    O que vocês acham ou deixar de achar pouco importa para FIFA … Muito menos todo esse ti ti ti , pois se fosse qq outro clube defenderiam o título da mesma forma !!
    ?
    Ou seriam irônicos de dizer que não ?? Quem defende copa cachaça e torneio toyota !! Acho que não né !!

  21. A Copa Intercontinental de Clubes desde 1960 sempre foi disputada entre o Campeão da LIBERTADORES DA AMÉRICA e o Campeão da EUROPA, porque os times dos outros continentes(asiáticos, africanos,…) não tinham nenhum prestígio mundial. Por isso, a mesma deve ser reconhecida e ser sinônimo do termo Copa Mundial de Clubes, iniciado oficialmente em 2005, em Tókio, no Japão..
    Ocorre que quem provocou toda essa confusão foi a FIFA, ao colocar o torneio no mês de janeiro de 2000(início do ano). O erro está no fato de não ter participado o Campeão da Libertadores de 1999(o Palmeiras) ou se fosse realizado no final de 2000(seria o Boca Juniors, Campeão da Lib ertadores de 2000), e colocou erradamente o Campeão da Libertadores de 1998(o Vasco) e indicou o campeão brasileiro do ano anterior(Corinthians), que por sinal nunca havia sido Campeão da América. Esses fatos ocorreram por motivos políticos e financeiros entre a CBF(Ricardo Teixeira), a patrocinadora Traffic(comandada por um corintiano J. Hawilla) e a ISL. Foi na realida um Torneio experimental ou Torneio de Verão, que não teve nem transmissão pelo Globo ou Sportv.
    Houve um hiato entre o anos 2001 e 2004, na qual esse Torneio Mundial despareceu por motivos financeiros, e a Copa Intercontinental de Clubes continou sendo realizada,normalmente e reconhecida pelo mundo como Campeonato Mundial Interclubes.
    Na realidade, não podemos desconsiderar a Copa Intercontinental de Clubes como um torneio que não Mundial, por vários motivos:
    — o mundo futebolístico parava para assistir o torneio sempre no mês de dezembro e aqui no Brasil sempre transmitido pelo Globo e /ou Sportv. — a Taça do Campeonato Mundial Interclubes(com o nome da patrocinadora Toyota) foi sempre acompanhada e entregue pelo Presidente da entidade FIFA(J. Blatter,…) DESDE 1960.
    O que devemos questionar é o valor dessa taça no ano 2000 sendo realizada aqui no Brasil por motivos políticos entre a CBF e a FIFA(Ricardo Teixeira desejava a Copa do Mundo em 2006, no Brasil), e esse Torneio Intercontinental de Clubes serviu como um laboratório(experimento), sendo que a final foi a disputada por dois(2) times brasileiros, ou seja, jamais poderia ser disputado por dois times do mesmo país. Foi mal elaborada, foi criticada por vários dirigentes, por vários jogadores e pela mídia europeia em todo o mundo.
    Devido a esse hiato entre 2001 e 2004, que deixou claro que a Copa realizada em 2000 havia sido um fracasso e irreconhecível pela imprensa internacional,só retornando em 2005 num formato melhor elaborado e com melhores critérios, a Copa Mundial de Clubes, tem que ter o mesmo VALOR, o mesmo SIGNIFICADO e o mesmo PESO da Copa Intercontinental de Clubes, pois sempre foi assessorada pelo presidente da FIFA.
    Sou brasileiro e imparcial na análise desses fatos, pois presencie-os há muitos e muitos anos.

  22. Por que todos os times Campeões Mundiais da Copa Intercontinental de Clubes de 1960 a 2004,que já são reconhecidos Campeões Mundiais pelo secretário da FIFA(Vacher), não se reunem e exijam a colocação no site da FIFA como Campeões Mundiais de Clubes, e a FIFA reconheça que o primeiro Campeão Mundial de Clubes foi o Real Madrid,em 1960 e não o Corinthians, em 2000, num torneio com muitos erros dessa a sua organização que deveria ser anulado?

  23. Entrem no site e vejam quem conquistou o título em 2000. Como a própria matéria diz são títulos diferentes. Vejo que o torcedores de outros times deveriam se preocupar mas com seus clubes. Não adianta ficarem nervosos o SCCP sempre será o maior de todos independente do número de títulos ou do tempo que pode demorar para conquistar um torneio. Porque vocês Santos e Palmeiras não reclamam dos 4 títulos por fax. Não são torneios diferentes…..Enfim, não existe comparação. Aceitem a verdade e procurem um caminho para evoluir.

  24. A FIFA é o Órgão mais corrupção que existe, estamos falando de títulos moral, assim como a Fifa explorou nosso pais na Copa de 2014, em conluio com André Sanches mostrou interesse pelo dinheiro do Governo Brasileiro e mudou até A SEDE “estadio” QUE SERIA REALIZADO OS JOGOS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

  25. Corinthians é apenas campeão. Não bi campeão. Ganhou o jogo do Vasco, mas o título não é reconhecido. Só à partir de 2005 com o São Paulo conquistando a Libertadores e em seguida o Mundial, o campeonato tem reconhecimento por todos os continentes. Aceitem!

  26. CONCORDO PLENAMENTE QUE O CORINTHIANS FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO MUNDIAL….;REPRESENTOO O PAIS SÉDE COMO BICAMPEÃO BRASILEIRO, E TEVE PARTICIPAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ DE CLUBE DE VARIAS PARTES DO PLANETA DEIXANDO ASSIM DE SER UM TORNEIO CONTINENTAL DISPUTA ENTRE AMERICA DO SUL E EUROPA..A FIFA ACERTORTOU E LOGICO QUE HOUVE POLEICA ISSO É COMUM PARA UM ACERTO…SALVE O CORINTHIANS E CAMPEÃO E ACABOU VAMOS PARA A PRÓXIMA…..

  27. JOSE COUTINHO SIMÕES
    Seu comentário está aguardando moderação.
    14/05/2016 às 17:57
    CONCORDO PLENAMENTE QUE O CORINTHIANS FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DO ANO 2000.;REPRESENTANDO O PAIS SÉDE COMO BICAMPEÃO BRASILEIRO, E TEVE PARTICIPAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ DE CLUBE DE VARIAS PARTES DO PLANETA DEIXANDO ASSIM DE SER UM TORNEIO CONTINENTAL DISPUTA ENTRE AMERICA DO SUL E EUROPA..A FIFA ACERTORTOU FALTA CORRIGIR DETALHESE LOGICO QUE HOUVE POLEICA ISSO É COMUM PARA UM ACERTO…SALVE O CORINTHIANS E CAMPEÃO E ACABOU VAMOS PARA A PRÓXIMA

  28. tem corintiano que quer de qualquer jeito roubar o titulo do boca toma vergonha e ganha no futebol e nao na mala preta ta ai o blater corrupto quanto sera que ganhou na época para inventar esse mundial do corinthians se fosse sao paulo palmeiras tavam falando ate hoje.

  29. >> MUNDIAL DE 2000 — O CORINTHIANS NÃO ENTROU COMO CONVIDADO E SIM COMO REPRESENTANTE OFICIAL DO PAIS SEDE POR TER SIDO BICAMPEÃO BRASILEIRO 98/99 – TODO MUNDIAL DA FIFA TEM O REPRESENTANTE OFICIAL DO PAIS SEDE — TIMÃO BI MUNDIAL SEM FAX —

    1. Meuamigo pra ser campeão mundial, tem que ser campeão da libertadores ou europeu, e não campeão ou bi campeão do país, não existe nunca existiu representante de país sede.

  30. Peraliperala por gente owue importa e representa o pais
    Po deixa o corinthians em paz po o Sport Clube Corinthians Paulista Foi fundado por trabalhadores que nem nos Começo como time de varzea nao que nem o palmeiras que foi fundado por milhobario Memo Assim Rico E SPMSM Simplemente Sem Mundial a cupa nao do corinthians e da fifa po cata deixa nos como bi capeao eqianto vos tem mas titulo Mundial que o corinthians chama gambas de burro de outa coisa qualque e nao sou burro o fedido lebrece nao paulinos voces tabem tem cor Preto Veemelho E Braco se somos fabas fedidos o burros voces bao o nosso Representante O Barcelona num num Gango de Quem Voce Do coringao minha gentw agora fala a corinthiano se axa po sao paulino e um baita bichao palmeira Vem de Familia Rica e,Nem Mundial Tem A So o De Cachasa Vou ledirzer corinthians pode ter sido rebaixado mas para mim e normalpo sao paulo ja caiu so paulisravo Palmeres no brasileirao Olha Com pouco O Corinthians Faz

    Oque tem Tudo Faz Pouco Na Minha Opiniao Obs : tou me referindo ao brasileiros Eu nao me arependo de Torce para o Corinthians Para mim somos bi capeao mundial eo sapaio E tri treta so o brasil e treta e penta A o Comentario Da pessoa Que falou que a
    Alemanha a nao fez nais porque sentiu do po o Brasil Vendeu essa Copa E Fim De Jogo
    Somos bi e proto voces e tri bi ou outracoisa a tabem MDADCSA Mudial de Cachasa do Palestra
    Sou corinthiano com orgulho O Corinthians E Bi Campeao e Pronto MDCDP Mundial de Cacha do palmeiras e Pronto Mais Respeito Muito O Palmeiras Somos Hexa Brasileiro E Melhor Araque Defesa e MAnDaTE Se nao Gostou Ou Nao axa que o corinthians E Bi

    VAI BATER PANELA COM A DILMA PARA Ela VOLTAR A PRESIDENCIA

    alemanha nao fez porque ficou com do Proceu Gorveno Brasill

  31. Mais Uma Coisa parabens ao Sao paulo por ter chegado a Semi Da Libertadores E Ao Palmeiras Pela Lideranca Ao santos Continue Desse geito dando oportunidades para o jovens assim voces serao continuando bem Ao zmeu time So desmachge E Agora Sem Adenor Ou Seha tite Agora Lasco Desmache compleMais Tamo bem vice lider Tabol Vai corinthians

  32. Campeonato com interesse comercial da Traffic, ela era patrocinadora do Curica e organizadora do torneio junto com a FIFA…Boca Juniors campeão da libertadores 2000 e campeão mundial interclubes 2000 (boca 2 x 0 Real Madri).

  33. A FIFA ESTA PISANDO NA BOLA DIZENDO ISSO. JA DISSE BOBAGENS QUANDO INFORMOU QUE PALMEIRAS FOI O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL…
    EM 2000 O CORINTHIANS FOI SIM UM LEGITIMO CAMPEÃO MUNDIAL..POIS TEVE CLUBES PARTICIPANTES CAMPEÕES DE 5 CONTINENTES E O CORINTHIANS FOI O REPRESENTANTE DO PAIS SEDE E NÃO PARTICIPOU DE LIBERTADORES É O MESMO APLICADO POR MUNDIAIS DE SELEÇÕES O TIME SEDE NÃO PATICIPA DE ELIMINATÓRIAS ETC…É CAMPEÃO E PRONTO…VI CORINTHIANS…VAI…

  34. Pessoal é simples, é só entrar no site oficial da Fifa e pesquisar o campeão mundial da Fifa de 2000, oque aparecer la é o campeão da Fifa e pronto…

  35. Vejam como é estamos em 2016 ,quando nao a interferencia dos juizes em prou corinthians eles nao g ganhao nada sao bandos de gambas ,que nao reconhece que foi uma vergonha o mundial de 2000 coisa fajuta de politicos safados

  36. VOCÊS CORINTIANOS SÃO UMA PIADA, E CONTRADITÓRIOS.
    O MUNDIAL QUE SEMPRE VALEU QUE VCS CHAMAM DE COPA TOYOTA,
    É O MESMO QUE VOCES VENCERAM EM 2012.
    E PRA CHEGAR LA VCS PRECISARAM SE CLASSIFICAR PRA LIBERTADORES
    GANHAR A LIBERTADORES, E GANHAR DO CAMPEAO EUROPEU…PARABENS
    AGORA PQ O MESMO MUNDIAL VALE PRA VOCES E PARA OS OUTROS É COPA TOYOTA?

    AGORA ME EXPLICA QUE MUNDIAL É ESSE QUE VCS VAO SEM GANHAR LIBERTADORES,
    QUE NENHUM PARTICIPANTE TINHA GANHO NADA, QUE TODO MUNDO ESTAVA DE FERIAS,
    QUE A FINAL É NO BRASIL, CONTRA O VICE DA GAMA?
    BANDO DE TRAVECO, BEIJOQUEIROS, MALOQUEIROS, SERIE B.

  37. Então cuuuurintianos quando será o próximo mundial com esse mesmo formato? Ridículo
    o pior é que vocês tem de engolir o TRIIIIII de um certo time que tem por ai. E alias deixa eu fazer uma pergunta, Como vai a famosa torcida das GAIVOTAS da FIEL ????? kkkkkkkk Timinho sujo…

  38. Esse titulo do corinthians fede mais que galinheiro… acho que é mais valido o do Palmeiras de 1951 do que essa falcatrua

    Sem libertadores
    Contra outro brasileiro
    Nem a globo transmitiu
    Não teve outra edição

  39. SÓ UMA COISA…
    PRA IR PRA COPA PRECISA DO QUE…
    PRA SUBIR DE DIVISÃO PRECISA DO QUE…

    TO POUCO ME FUDENDO QUEM É CAMPEÃO….
    SO ME IMPORTA SE É LEGITIMO…

    COPA JOÃO AVELANCHE….
    ANO ANTERIOR O FLUMINENSE ACABARA DE CAIR PRA 3 DIVISÃO DO BRASILEIRO…
    O ESTADIO DA FINAL DESMORONA…
    O PRESIDENTE DO VASCO INTIMIDA O ARBRITO…
    PELO REGULAMENTO TEM TEMPO ESTIMADO QUE A PARTIDA PODE SER PARALIZADA…

    OU SEJA SE O FLUMINENSE PAGAOU PRA SUBIR…
    SE VASCO PRECISOU FERIR E MATAR TORCEDORES…

    SE FOI PAGO PRA O CORINTHIANS SER CONVIDAOR OU TER ORGANIZADO….
    SE O CORINTHIANS COMPROU O TITULO DE 2000.
    SE O CORINTHIANS DEU DE WO PRA O FLAMENGO SER CAMPEÃO…

    SE O FAMENGO PERDEU O TITULO POR WO…

    NÃO INTERRESSA….
    O IMPORTANTE QUE O SEGUINTE DESDE O COMEÇO DO TORNEIO NENHUM TIME EUROPEU JOGOU PRA GANHAR…
    OS UNICOS QUE SE IMPORTARAM COM O TITULO FOI O VASCO QUE FERIU E MATOU TORCEDORES… O CORINTHIANS QUE JA TINHA O SEU CONVITE ANTES DO TORNEIO…

    PALMEIRAS NÃO ESTAVA, NEM O BOCA JUNIORS…

    O IMPORTANTE E CUMPRIR TODAS AS ETAPAS PRA CHEGAR A META DEXEJADA…

  40. A verdadeira historia e ofuscada, meu caro seu bla bla todo aqui e muito infeliz , vou tentar clarear a sua ideia pra ver se você se toca. Em primeiro lugar quem era o atual campeão do pais sede, qual era a maior rivalidade de jogadores que nao se bicava ha anos, (DICA) um jogava no Flamengo e o outro jogava no Vasco, quem na época era o dirigente mais boca suja e sem respeito, parceiro de negócios do Ricardo Teixeira, Ricardo Teixeira e Eurico Miranda que foram realmente armar juntamente com João Avelange esse tal Mundial de clubes, Pra coroar o trabalho de um dirigente.
    Se foi armado para o Corinthians ser campeão me responda isso.
    Porque o Vasco e não Palmeiras.
    Romário e Edmundo era desafetos ate que muito dinheiro uniu os 2. so para o mundial depois um deles saiu.
    A final no Maracanã, sera que era realmente para coroar um time paulista.
    O Edmundo sabe de toda tramoia, por que seria dele o penal errado, porque sera que ele errou heim
    A VERDADE E QUE O CORINTHIANS MELOU TUDO ISSO, NÃO ERA PRO TIMÃO NEM ESTAR NA FINAL, MAS DEU NO QUE DEU

  41. O POR QUÊ DE TER 2 TIMES BRASILEIROS NO MUNDIAL ?
    BOM 1 PORQUE É O CAMPEÃO DO CONTINENTE AMERICANO (LIBERTADORES )
    2 PAÍS-SEDE . CAMPEÃO NACIONAL TEM DIREITO A UMA VAGA POR LEIS DA FIFA.
    E NAO PRECISO FALAR QUE CORINTHIANS GANHOU BR EM 98-99.
    PAIS-SEDE. BOM ATÉ HOJE ISSO VALE NO MUNDIAL PASSADO TEVE DOIS TIMES DO CONTINENTE ASIÁTICO. UM DA CHINA CAMPEÃO DO CONTINENTE DELES. E OUTRO DO JAPÃO. CAMPEÃO NACIONAL (PAÍS SEDE)
    CORINTHIANS BI CAMPEÃO MUNDIAL SEM FAX.
    QUANDO COMECEI A LER A MATÉRIA EM ALGUNS PONTOS O CRIADOR DO TEXTO JA DEMONSTRAVA UMA LEVE RAIVA DO TIMÃO. LOGO SABEMOS QUE SIM. ELE É ANTI. DEVE SER PORCO PELO JEITO.
    CHUPA CHUPA CHUPA

  42. uma coisa chama atenção, o ano de 2000 a Fifa reconhece como campeão mundial o Boca Juniors então aquele torneio que o Corintias participou não passa de um simples torneio de verão mesmo sem valor algum, sendo assim, esse titulo de 2000 do Corintias é igual ao do Palmeiras de 1951 sempre vai ser essa incógnita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.