Francisca Primo parabeniza os nutricionistas pela passagem do seu dia

A deputada Francisca Primo (PT) parabenizou, na sessão desta segunda-feira (31), todos os nutricionistas pela passagem do seu dia, comemorado hoje, em todo o país.

Ao destacar a importância da profissão para a sociedade – visto que por meio desses profissionais as pessoas aprendem o que é uma alimentação saudável e quais os caminhos e alimentos necessários para ter uma melhor qualidade de vida -, Francisca Primo afirmou que, hoje, existem aproximadamente 1.700 profissionais de Nutrição no estado do Maranhão.

Mas, segundo ela, alguns desafios ainda precisam ser superados, dentre eles: a desvalorização do profissional. “Precisamos lutar por um piso salarial mais justo para esses profissionais”, acentuou a deputada, apontando, ainda, a necessidade da realização de concurso público, permitindo a esses profissionais a autonomia para melhor desenvolver o seu trabalho. Outro desafio a ser superado, refere-se ao exercício irregular da profissão.

Conselho

Francisca Primo também disse ser necessária a criação do Conselho Estadual de Nutrição, pois, segundo ela, apenas uma delegacia desempenha esse papel, contando com três profissionais para atuar em todo o Estado do Maranhão.

“Sei que é um dia de comemoração, mas eu não poderia deixar de citar esses pontos. Acredito que, superando esses desafios, conseguiremos valorizar esses profissionais que cuidam da vida e da saúde de todas as classes sociais. Inúmeros são os produtos, ingrediente e receita, porém, somente o profissional será capaz de combater, combinar todos esses elementos para que tenha uma refeição equilibrada, com nutrientes necessários para uma vida saudável. Meu abraço a todos os profissionais de Nutrição neste dia”, destacou a deputada.

Cursos no MA

Ao lembrar que há mais de 10 anos, todos os profissionais que trabalhavam no Maranhão eram dos estados vizinhos, Francisca Primo Primo afirmou que foi a Universidade Federal do Maranhão – UFMA-, que criou o primeiro curso de Nutrição. Hoje, em São Luís existe quatro faculdades com o curso de Nutrição, além de mais quatro municípios que também oferecem o curso: Imperatriz, Pedreiras, Bacabal e Zé Doca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.