Gardênia destaca Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

Marcelo Vieira
Agência Assembleia

A deputada Gardênia Castelo (PSDB) ocupou, hoje (23) a tribuna da Assembleia Legislativa, para saudar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado neste 25 de novembro. A parlamentar parabenizou todas as mulheres, desejando “um mundo cada vez mais protegido contra essa violência barata, vulgar, irresponsável, inexplicável e inaceitável”.

Em seu discurso a deputada ressaltou que a data serve para lembrar, protestar e mobilizar a sociedade global contra a violência feminina e que essa luta vem sendo uma preocupação recorrente dos movimentos sociais ao redor do mundo.

Ela explica que a data foi estabelecida por ocasião do primeiro 1º Encontro Feminista Latino-Americano do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá na Colômbia e teve como justificativa homenagear três mártires brutalmente assassinadas pela ditadura de Leónidas Trujillo, na República Dominicana, as irmãs Pátria Mirabal, Merlia Mirabal e Maria Teresa Mirabal, justo porque combatiam essa ditadura defendendo os direitos das mulheres daquele país.

Gardênia lamentou que apesar dos avanços dos movimentos antiviolência feminina, “alguns bolsões ainda resistem em diversas partes do território nacional”, ressaltando que aqui mesmo no Maranhão, os casos de uso de força contra a mulher tem acontecido de com inusitada frequência, “exigindo de todos nós uma vigília permanente na tentativa de contê-lo e, se possível, erradicá-lo punindo os infratores”.

DADOS DA OMS

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, a violência contra a mulher responde por cerca de 7% de todas as mortes de mulheres entre 15 e 44 anos no mundo inteiro e que cerca de 50% desses assassinatos são cometidos por parceiros travestidos de namorados, amantes, maridos ou ex-companheiros. Em alguns países, até 69% das mulheres relatam terem sido agredidas fisicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.