Gastão Vieira diz que Lobão Filho está consolidado na classe política e defende pesquisa para definir candidato ao Senado

O Estado

O deputado federal Gastão Vieira, pré-candidato do PMDB ao Senado, avaliou ontem para O Estado o desempenho do colega de partido, senador Lobão Filho, na disputa pelo Governo do Estado. Lobão Filho está há duas semanas trabalhando sua pré-candidatura para a sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Para Vieira, Lobão Filho tem-se movimentado bem desde que foi escolhido pelo grupo da governadora como pré-candidato e conclui o “primeiro ciclo” da pré-campanha de forma acertada, com uma “importante reunião” de lideranças, marcada para a próxima quarta-feira.

“O senador Lobão Filho movimentou a cena política. Em duas semanas, ele conseguiu deixar todo nosso grupo verdadeiramente animado com essa nova perspectiva”, disse.

 

O deputado acredita que o pré-candidato conseguiu reacender o ânimo para a disputa. “Com essa movimentação intensa, com essa busca por apoio, ele conseguiu criar ânimo para a disputa dentro do grupo”, avaliou.

Vieira entende, contudo, que essa é apenas a primeira missão. Na opinião dele, depois de garantir o engajamento da classe política, será a hora de transformá-lo em apoio popular.

“Como se diz no popular, Lobão Filho está batendo a massa do bolo, fazendo ela inchar. Ele está num momento de consolidação na classe política, mas depois disso precisamos ouvir a outra ponta, o eleitor, que é quem decide se o candidato é bom ou não”, completou.

Nacionalização – Ex-ministro de Turismo, Gastão Vieira acredita que o fato de o adversário Flávio Dino (PCdoB) ter-se aliado ao PSDB deve aumentar o apoio que Lobão Filho receberá do PT, da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.

Segundo ele, Dino transformou uma disputa que seria local em um caso nacional, ao pedir a bênção do senador Aécio Neves. O ato foi ainda mais emblemático porque aconteceu apenas dois dias depois de o ex-presidente Lula receber Lobão Filho e o seu pai, o ministro Edison Lobão (PMDB).

“A presidente não admite essa aproximação com o PSDB, como não admitiria se fôssemos nós a nos aproximar dos tucanos. Isso favorece o nosso candidato, que já tem apoio do Lula e, agora, certamente terá ainda mais apoio do PT e da presidente Dilma”, analisou.

Deputado quer pesquisa para definir nome para o Senado

Buscando indicação do PMDB para candidatura ao Senado, o deputado federal Gastão Vieira defende que o partido realize uma pesquisa de intenção de votos para apontar o representante da legenda na eleição de outubro deste ano.

Além dele, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, também mantém o projeto de candidatura pelo partido.

Segundo Gastão, a realização de uma pesquisa eleitoral para a definição do candidato antes de uma convenção seria menos democrático. Se os dois pré-candidatos aceitarem os termos, quem estiver pior posicionado abdica da pré-candidatura e apoia o mais bem posicionado.

“Seria um exemplo de democracia. Não há necessidade de esticar isso até uma convenção. Realiza-se uma pesquisa. Se ele [Arnaldo Melo] estiver melhor, eu o apoio. Se eu estiver melhor, ele me apoia. É simples. Sem traumas”, disse.

No início da semana, o próprio Arnaldo Melo já havia falado em consenso para a escolha do candidato a senador.

Historicamente, o nosso grupo sai unido e dessa vez não será diferente. Tenho muito carinho e respeito pelo Gastão Vieira, em alguns locais somos votados juntos inclusive, mas a definição será do nosso grupo, pois prevalecerá o consenso. Vai chegar o momento em que um será o candidato com o apoio do outro”, destacou o presidente da Assembleia.

Mais

Gastão Vieira chegou a disputar a indicação para o Senado com o próprio Lobão Filho. Atualmente, estão na briga, além dele, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o PTB, que ainda não apontou quem é seu pré-candidato.

1 pensou em “Gastão Vieira diz que Lobão Filho está consolidado na classe política e defende pesquisa para definir candidato ao Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.