Gil Cutrim promove reforma administrativa em São José de Ribamar

O prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim, anunciou, nesta quarta-feira (22), reforma administrativa no seu quadro de secretários municipais. Assumiram as Secretarias Municipais de Governo e de Meio Ambiente os ex-secretários estaduais Alberto Franco e Fredson Froz, respectivamente.

As mudanças, de acordo com o próprio prefeito, visam oxigenar a administração municipal, dando mais eficiências aos serviços públicos e aproximando-a, cada vez mais, da população. “Nosso governo é participativo, popular. E nossa meta será estar mais presentes nos bairros, dialogando diretamente com o povo, ouvindo suas reivindicações e trabalhando para atende-las de forma mais ágil”, explicou Cutrim.

Ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco assumiu a SEMGOV no lugar do economista Pedro Oscar, que foi remanejado para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pasta que o mesmo já comandou.

 

“É uma honra, e ao mesmo tempo um grande desafio, comandar a Secretaria responsável pela articulação com todos os demais órgãos da administração municipal. Nosso objetivo, atendendo determinação do prefeito Gil, será aproximar, cada vez mais, o governo da população. São José de Ribamar, a exemplo de todos os municípios brasileiros, passa por sérias dificuldades financeiras. A realidade da cidade, hoje, é outra. Possui mais de 230 mil habitantes, mas recebe recursos correspondentes a um contingente populacional de 160 mil pessoas. Nossa missão, juntamente com os demais secretários, será trabalhar de maneira mais ágil para atender os pleitos dos ribamarenses”, afirmou Franco, que já exerceu os mandatos de vereador de São Luís e deputado estadual.

Além das ações voltadas para o Meio Ambiente, Fredson Froz, que ano passado exerceu o cargo de secretário estadual de Cidades, terá a missão de fazer a articulação com os demais municípios da Ilha sobre ações conjuntas e parceiras que possam vir a ser desenvolvidas. “O Meio Ambiente recebeu também a incumbência de articulador de Assuntos Metropolitanos. O prefeito Gil é um ferrenho defensor da metropolização, de fato. E iremos trabalhar no sentido de estabelecer parcerias administrativas em vários setores com São Luís, Paço e Raposa, que são municípios mais próximos”, disse Froz.

Administrações Regionais e Conselho de Gestão – O ex-vereador Ribamar Dourado, que estava comandando a Secretaria Municipal de Articulação Política, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda. O também ex-vereador Edson Calixto, que estava no Meio Ambiente, retornou à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Reinard Ferreira assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda, antes chamada de Secretaria Municipal da Receita, Urbanismo e do Patrimônio Público Imobiliário. O antigo titular da pasta, Gilvan Oliveira, foi nomeado para assumir a Administração Regional da Área Semi Urbana.

A implantação das Administrações Regionais, espécies de Sub Prefeituras, também foi outro ponto de destaque da reforma administrativa promovida por Gil Cutrim.

Sônia Menezes, que estava na Assistência Social, assumiu a Administração Regional da Sede da cidade. Isaac Buarque de Holanda, que comandava a pasta da Agricultura, assumiu a Administração Regional da Região da Zona Rural.

“As Administrações Regionais visam fazer com que o governo municipal esteja mais próximo da comunidade. E é com este objetivo que iremos acelerar o ritmo de trabalho a partir de agora”, disse Cutrim.

O prefeito também anunciou a implantação do Conselho de Gestão do Município, que terá como atribuição promover reuniões permanentes de avaliações envolvendo todos os órgãos do município.

“No Conselho, iremos avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas, verificar se estão atendendo aos anseios da população e trabalhar para que as mesmas sejam totalmente eficientes”, finalizou o gestor.

1 pensou em “Gil Cutrim promove reforma administrativa em São José de Ribamar

  1. Chamar isso de reforma, dá emprego a 2 desocupados…
    Procura ser Homem e nomeia os pais de família aprovados nas diversas áreas dentro das vagas no concurso de 2011, isso sim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.