Greve de ônibus: proposta de Fábio Câmara é a melhor; mas Holandinha parece refém das empresas…

Ao defender que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) decrete Estado de Calamidade Pública no setor de transporte de São Luís, o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), encaminha talvez a melhor proposta para a crise no setor.

Com o decreto, Holandinha tem a garantia de fazer as mudanças que o setor necessita sem a necessidade da decantada licitação. Pode, inclusive, exigir das atuais empresas que renovem a frota e ponha todos os ônibus para circular, sob pena de serem substituídas automaticamente.

– A população e os sindicatos estão sendo já muito penalizados. Estes últimos, por conta das altas multas já geradas durante a greve, que é uma necessidade da categoria, a de reivindicar seus direitos. Surge, então, um conflito muito forte entre o usuário de transporte e os trabalhadores do transporte público. Surge também a proliferação do transporte alternativo, fortalecendo a clandestinidade. Isto é, são várias situações conflitantes que levam a Comissão de Transporte sugerir ao prefeito que se decrete estado de calamidade pública, pois fazendo isto ele fica no estado de exceção e abre prerrogativas pra ele pra contratar em um tempo mais rápido sem licitação e resolver logo o problema – explicou Câmara, que também preside a Comissão de Transportes do legislativo municipal.

O problema é que Holandinha parece refém das empresas.

E haveria uma explicação política para isso: O Sindicato das Empresas de Transportes tem relações íntimas com o pai do prefeito. O SET teve,  inclusive, participação importante na campanha eleitoral e depois da posse, como abordado neste blog. (Leia aqui, aqui e também aqui)

Por isso, é pouco provável que Edivaldo Júnior tome a medida necessária para acabar com a greve nos transportes.

Primeiro, por que não quer dá o braço a torcer e reconhecer que Fábio Câmara deu a melhor proposta neste aspecto.

Segundo, por que teme contrariar o pai e seus aliados do SET…

1 pensou em “Greve de ônibus: proposta de Fábio Câmara é a melhor; mas Holandinha parece refém das empresas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.