Marcelo Vieira – Política comentada e atualidades

Notícias, informações, entrevistas, reportagens e furos sobre política.

Busca em todo o site

Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selvas

Por Marcelo Vieira Política
 

 

JOsé Osvaldo e sua filha pré-candidata

 

O grupo de sem terra que na semana passada  desocupou uma área de terra pertencente à União, no município de Bom Jesus das Selvas, decidiu reocupar o local na tarde do último sábado. No mesmo dia, o grupo foi surpreendido por mais uma ação violenta do grileiro José Osvaldo Damião, que na década de 90 foi acusado de ser o responsável por vários crimes no campo, incluindo as mortes de vários trabalhadores  rurais. Á época, a motivação dos crimes foram os mesmos de hoje, a ocupação de terras.

No momento da confusão, vários sem terra foram agredidos covardemente pelo grileiro e seus capangas, que armados ameaçavam quem estava por perto. uma mulher grávida foi perseguida e atropelada pelo grileiro. A jovem Fagnea Carvalho de Oliveira foi levada para o hospital  municipal de Bom Jesus das Selvas. No domingo, a jovem perdeu a criança devido a gravidade dos ferimentos causados pelo atropelamento.

Após o ataque do grileiro e de seus capangas, o grupo agredido foi até a polícia local para registrar um boletim de ocorrência, sem sucesso. Com a negativa da polícia local o grupo decidiu procurar a regional em Açailândia, onde também não tiveram êxito.

Estranhamente, na tarde desta segunda-feira, o grupo de sem terra foram mais vez surpreendidos, desta vez pela Polícia militar, sob o comando do major Edeilson Carvalho, que sem mandato judicial tentou intimidar os sem terra e chegou até a apreender um caminhão usado para o transporte das famílias.

Testemunhas afirmaram ao blog que o major Edeilson Carvalho e sua tropa, foram vistos na noite desta segunda-feira jantando na sede da fazenda do grileiro. O movimento pretende ainda esta semana denunciar a conduta do major ao comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.  

Segundo João Nannã um dos lideres do movimento sem terra, com a confirmação do Incra  de que as terras pertencem à União,  o grileiro tenta agora fazer vários títulos de terras  em nome de vários laranjas  no cartório de Santa Luzia do Tide.

A população de Bom Jesus das Selvas, anda assustada e com medo de que atos de violência, inclusive com mortes promovidas por José Osvaldo, pai da pré-candidata a prefeita de Bom Jesus das selvas , Cristiane Damião, volte a ocorrer como no passado.

 

 

 

 

 

 

6 comentários em “Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selvas”

  1. Rosa

    Zé Osvaldo já mandou matar muitas família de sem terras em Brejao,Bom Jesus e região e vai continuar matando com apoi da policia corrupta do estado

  2. Carlos

    Marcelo em 1994 em Brejao o Ze Osvaldo mandou matar uma família toda de sem terra era triste vê os sete filho todos chorando em cima do corpo do pai crime ate hoje sem impunidade

  3. Major Edeilson Carvalho

    A açao da PM no local foi filmada, infelizmente a redação não procurou buscar a verdade. A PM não foi ao local dar apoio a qualquer pessoa que aja contrário à lei, mais sim para evitar mortes e outros crimes, esteve no local cumprindo ordem superior, pois o clima naquela cidade está tenso por causa daquela invasão,ressaltasse que a área em conflito é localizada na zona urbana. Hoje um dos invasores, armado de revolver, foi preso e afirmou que recebeu a arma de Joao Nanam, (principal líder do movimento)para matar Zé Osvaldo. Se a área estivesse despoliciada a situação estaria pior. Sou responsável, não sou corrupto.

  4. Ana Fátima

    Marcelo, veja o jornal O Estado Do Maranhão, do dia 22 de setembro de 1994 (quinta-feira), matéria sobre o assassinato cometido pelo Zé Osvaldo no antigo Trecho Seco, numa ocupação feita em terras de grilagem.

  5. Sonia Silva

    Marcelo, eu fico a sorrir destss canditatos ridiculos que vivem da miseria alheia para denegrir a imagem de um cidadão de bem.Conheço a vida de José Osvaldo, sua familia, sua origem…..O povo de Bom Jesus sabe o que vai ser melhor para a cidade e tb conhece José Osvaldo, assim como o povo do trecho seco e São Francisco do Brejão, deixem que falem…A verdade vai ser dita nas urnas..Abração.Sonia Silva

  6. Sonia Silva

    O povo vai dar as repostas nas urnas, e vcs veram o grande homem que é José Osvaldo…….tenho que rir destes miseraveis que nunca fizeram nada por Bom Jesus, usar de meios tão sujos para tentar ganhar as eleções………Foraaaaa bando de bandidos……o povo sabe o que é bom para Bom Jesus.Abraços.Sonia.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários