Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selvas

 

JOsé Osvaldo e sua filha pré-candidata

 

O grupo de sem terra que na semana passada  desocupou uma área de terra pertencente à União, no município de Bom Jesus das Selvas, decidiu reocupar o local na tarde do último sábado. No mesmo dia, o grupo foi surpreendido por mais uma ação violenta do grileiro José Osvaldo Damião, que na década de 90 foi acusado de ser o responsável por vários crimes no campo, incluindo as mortes de vários trabalhadores  rurais. Á época, a motivação dos crimes foram os mesmos de hoje, a ocupação de terras.

No momento da confusão, vários sem terra foram agredidos covardemente pelo grileiro e seus capangas, que armados ameaçavam quem estava por perto. uma mulher grávida foi perseguida e atropelada pelo grileiro. A jovem Fagnea Carvalho de Oliveira foi levada para o hospital  municipal de Bom Jesus das Selvas. No domingo, a jovem perdeu a criança devido a gravidade dos ferimentos causados pelo atropelamento.

Após o ataque do grileiro e de seus capangas, o grupo agredido foi até a polícia local para registrar um boletim de ocorrência, sem sucesso. Com a negativa da polícia local o grupo decidiu procurar a regional em Açailândia, onde também não tiveram êxito.

Estranhamente, na tarde desta segunda-feira, o grupo de sem terra foram mais vez surpreendidos, desta vez pela Polícia militar, sob o comando do major Edeilson Carvalho, que sem mandato judicial tentou intimidar os sem terra e chegou até a apreender um caminhão usado para o transporte das famílias.

Testemunhas afirmaram ao blog que o major Edeilson Carvalho e sua tropa, foram vistos na noite desta segunda-feira jantando na sede da fazenda do grileiro. O movimento pretende ainda esta semana denunciar a conduta do major ao comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.  

Segundo João Nannã um dos lideres do movimento sem terra, com a confirmação do Incra  de que as terras pertencem à União,  o grileiro tenta agora fazer vários títulos de terras  em nome de vários laranjas  no cartório de Santa Luzia do Tide.

A população de Bom Jesus das Selvas, anda assustada e com medo de que atos de violência, inclusive com mortes promovidas por José Osvaldo, pai da pré-candidata a prefeita de Bom Jesus das selvas , Cristiane Damião, volte a ocorrer como no passado.

 

 

 

 

 

 

6 pensou em “Grileiro, pai de pré-candidata a prefeita, agride grupo de sem terras em Bom Jesus das Selvas

  1. Marcelo em 1994 em Brejao o Ze Osvaldo mandou matar uma família toda de sem terra era triste vê os sete filho todos chorando em cima do corpo do pai crime ate hoje sem impunidade

  2. A açao da PM no local foi filmada, infelizmente a redação não procurou buscar a verdade. A PM não foi ao local dar apoio a qualquer pessoa que aja contrário à lei, mais sim para evitar mortes e outros crimes, esteve no local cumprindo ordem superior, pois o clima naquela cidade está tenso por causa daquela invasão,ressaltasse que a área em conflito é localizada na zona urbana. Hoje um dos invasores, armado de revolver, foi preso e afirmou que recebeu a arma de Joao Nanam, (principal líder do movimento)para matar Zé Osvaldo. Se a área estivesse despoliciada a situação estaria pior. Sou responsável, não sou corrupto.

  3. Marcelo, veja o jornal O Estado Do Maranhão, do dia 22 de setembro de 1994 (quinta-feira), matéria sobre o assassinato cometido pelo Zé Osvaldo no antigo Trecho Seco, numa ocupação feita em terras de grilagem.

  4. Marcelo, eu fico a sorrir destss canditatos ridiculos que vivem da miseria alheia para denegrir a imagem de um cidadão de bem.Conheço a vida de José Osvaldo, sua familia, sua origem…..O povo de Bom Jesus sabe o que vai ser melhor para a cidade e tb conhece José Osvaldo, assim como o povo do trecho seco e São Francisco do Brejão, deixem que falem…A verdade vai ser dita nas urnas..Abração.Sonia Silva

  5. O povo vai dar as repostas nas urnas, e vcs veram o grande homem que é José Osvaldo…….tenho que rir destes miseraveis que nunca fizeram nada por Bom Jesus, usar de meios tão sujos para tentar ganhar as eleções………Foraaaaa bando de bandidos……o povo sabe o que é bom para Bom Jesus.Abraços.Sonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.