Ibope indica Dilma à frente de Aécio pela primeira vez no 2º turno

Pela primeira vez em uma pesquisa eleitoral do segundo turno das Eleições 2014 e a três dias da votação, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) aparece à frente do senador Aécio Neves (PSDB) fora da margem de erro na corrida à Presidência.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) mostra a presidente com 49% das intenções de votos totais e o tucano com 41%. Os votos brancos e nulos totalizam 7% e os eleitores indecisos somam 3%.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada há oito dias, Dilma aparecia com 43% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano tinha 45%. Eles estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma também está na frente de Aécio: 54% a 46% da preferência. Na pesquisa anterior, Aécio tinha 51% contra 49% da presidente, o que também configurava empate técnico.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) também indicou que Dilma Rousseff está na frente de Aécio na corrida ao Planalto. A presidente tem 48% das intenções de voto, contra 42% do senador. Em votos válidos, o placar está 53% a 47%.

  Rejeição

O Ibope também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam no segundo turno. A rejeição de Aécio Neves é de 42% agora, sete pontos a mais que os 35% anteriores. Já a aversão à Dilma permaneceu nos 36% da semana passada.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, de 203 cidades do País, entre segunda-feira (20) e quarta-feira (22). O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança é de 95%.

Encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01168/2014.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.