Incra apresenta áreas a serem usadas por famílias expulsas de terras Awá-Guajá…

A Superintendência Regional do Incra no Maranhão apresentou às famílias de não índios expulsas das terras Awá-Guajá em São João do Carú, as áreas disponibilizadas para atendê-las.

Apenas famílias que se cadastraram para inclusão no Programa Nacional de Reforma Agrária poderão requerer assentamento.

Das 427 famílias notificadas pelos oficiais da Justiça Federal para desocuparem a área, 266 procuraram o Incra para serem cadastradas. Desse total, 225 já tiveram os cadastros lançados no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) e estão aguardando homologação.

O superintendente do Incra, José Inácio Rodrigues já se reuniu com famílias em Zé Doca e São João do Carú. Segundo ele, a autarquia dispõe de 569 vagas em assentamentos nos municípios de Parnarama e Coroatá.

No município de Parnarama, as vagas disponíveis estão concentradas no assentamento São José/São Domingos, área com 12.559 hectares. Conforme explicou Rodrigues, há capacidade para mais 424 vagas que podem ser utilizadas para assentar as famílias desintrusadas.

– Nada menos que 5,6 km do perímetro do assentamento São José/São Domingos são margeados pelo Rio Itapecuru, o que facilita o cultivo das principais culturas que já são produzidas pelos agricultores que ocupam a Terra Indígena Awá – ressaltou Zé Ignácio.

No município de Coroatá, as 183 vagas disponíveis para assentamento imediato das famílias desintrusadas estão divididas em nove projetos de assentamento.

As famílias assentadas pelo Invra terão acesso aos benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida; crédito apoio inicial; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de assistência técnica.

O Incra também realizará convênios com as prefeituras dos municípios para implantação e melhoria de estradas de acesso e sistemas de abastecimento de água nos assentamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.