Instalada Comissão Especial que vai fazer a consolidação das leis do Estado

Foi instalada, nesta quinta-feira (2), a Comissão Especial que vai fazer a consolidação de todas as leis do Estado, de autoria do deputado Adriano Sarney (PV). A primeira reunião foi conduzida pelo próprio autor e teve a participação do deputado Rafael Leitoa (PDT), para definir os primeiros passos e ações da comissão.

Participaram também do encontro consultores jurídicos da Assembleia, para analisar os aspectos legais que a Comissão Especial terá que trilhar para fazer o levantamento das mais de dez mil leis existentes no Estado. Adriano Sarney destacou a importância do levantamento e disse que em Santa Catarina está sendo realizado levantamento nesse sentido, para mostrar as leis que estejam caducas ou contenham falhas e erros de português.

Adriano Sarney afirmou que serão feitos convênios com universidades públicas e particulares para realizar a pesquisa e digitalização das leis existentes e que deverá fazer uma visita a Santa Catarina ou trazer um técnico de lá, para falar sobre a dinâmica do funcionamento da pesquisa. Um representante da OAB-MA também será convidado a participar do trabalho.

“É preciso que seja feita a consolidação, porque não existe uma organização das nossas leis”, explicou Adriano Sarney. O deputado explicou que se alguma lei estiver caduca será levada para a apreciação em plenário.

A Comissão Especial foi criada pela resolução administrativa baixada no dia 23 de junho, pela Mesa Diretora, atendendo a requerimento apresentado por Adriano Sarney, para fazer o levantamento e atualização das leis maranhenses desde 1961, em 120 dias. Ela é composta pelos deputados Eduardo Braide (PMN), Fábio Macedo (PDT), Josimar do Maranhãozinho (PP) e Roberto Costa (PMDB), além de Adriano Sarney e Rafael Leitoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.