Novo Detran: sistema de informática será independente e garantirá funcionalidade de serviços inclusive on line

O Sistema de Informática do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA), que funcionava há 48 anos em plataforma obsoleta passará a funcionar em plataforma mais moderna e de fácil gestão (em baixa, na linguagem de Tecnologia de Informação), garantindo mais segurança, agilidade ao usuário e o fim da tal queda do sistema.

Isso porque, todos os dados acessados na plataforma antiga, antes armazenada em computador de grande porte, conhecido como mainframe, passarão a operar em uma plataforma nova e mais ágil, no próprio Detran. A mudança se dará entre outras coisas com a conversão em Java de alguns milhares de linhas de código escritas em Natural (linguagem própria dos computadores de grande porte) com banco de dados Adabas. A migração representa um passo decisivo para o fim da dependência tecnológica do mainframe da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação do Governo do Estado, baseado em linguagens e ambientes proprietários de difícil manutenção.

Essa migração de plataforma traz benefícios tanto para o Detran quanto para os usuários, pois promove maior capacidade e rapidez de atendimento às demandas, facilidade de manutenção e possibilidade de redução de custo devido à diversidade de fornecedores, ferramentas e linguagens.

“É uma mudança radical do paradigma tecnológico e de trabalho. Na plataforma baixa (com sistemas predominantemente baseados em Postgre e Java), será possível desenvolver novas funcionalidades e produtos, usando tecnologias que acompanhem os avanços do mercado, e expandir os recursos de infraestrutura que atendem ao usuário, sempre que necessário, inclusive com a disponibilização de serviços on line e viasmartphone nos sistemas iOS e Android”, destacou o Coordenador de Informática do Detran-MA, Cleyton Soares.

Essa migração foi possível graças ao termo de cooperação de Transferência Tecnológica firmado pelo Detran-MA e o Detran-CE que realizou esse trabalho ao longo dos últimos dez anos e fez a doação do sistema cearense que já é nessa nova plataforma em linguagem Java. O Detran-MA vai somente customizar e readequar a realidade local, ou seja, o departamento  terá uma economia de mais de 15 milhões de reais em dez anos de desenvolvimento, ganhando na agilidade, confiabilidade, integridade e segurança dos dados tratados no novo sistema de Gestão de Trânsito, lembra Soares.

Segundo o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, “o Governo do Estado do Maranhão e o Departamento disponibilizarão um sistema capaz de modernizar o atendimento e facilitar a vida do usuário, que passará a dispor de um serviço mais rápido, eficiente e seguro, diminuindo assim seu tempo de espera e o fim da famosa queda do sistema”.

Tal sistema permitirá uma evolução constante das exigências legais e possíveis mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), das resoluções e deliberações do CONTRAN, DENATRAN e demais portarias, além de melhorar os processos de habilitação, registro de veículo e arrecadação, garantindo maior transparência, interatividade e prestação de serviços, junto ao cidadão maranhense.

O novo sistema funciona em arquitetura Web. A solução é totalmente alinhada com a política de software livre, ou seja, o departamento não terá gastos com a aquisição de softwares.

O sistema atualmente em uso (SIT) está hospedado no mainframe (Computador de Grande Porte) do Estado, enquanto o novo sistema funcionará instalado em computadores do próprio Departamento.

O novo sistema encontra-se na fase de migração de dados e a previsão é que o módulo de habilitação já entre em execução em dezembro deste ano. Já a implementação total deve acontecer até o meio do ano de 2015.

“Essa migração é um investimento necessário para um melhor atendimento aos usuários do Detran, teremos mais recursos e mais possibilidades de oferecer um leque de serviços, que hoje estamos limitados devido a plataforma ser obsoleta e limitada. A meta é fazer com que  serviços sejam disponibilizados on line para que o usuário possa se deslocar menos aos postos do Detran e somente com essa migração isso será possível!”, destaca o coordenador de informática do Detran-MA.

Para a migração, o Detran investiu também em novos  servidores e equipamentos de informática, além da gestão dos processos que serão controlados de forma mais eficaz.

Vale ressaltar que em julho de 2014, o Detran-MA adquiriu 3 nobreaks de grande porte para alimentar o CPD – Centro de Processamento de dados – garantindo o funcionamento dos servidores numa falta ou oscilação de energia elétrica e fez uma reforma total do gerador do departamento que foi totalmente  restabelecido com a aquisição de novas peças e voltou a funcionar depois de mais de 8 anos parado.

 

3 pensou em “Novo Detran: sistema de informática será independente e garantirá funcionalidade de serviços inclusive on line

  1. Quando falam que não vão gastar com isso ou aquilo é só pra enganar quem nao conhece os termos de informática.
    O valor do contrato não foi divulgado por quê?
    13, não é 3 não, 13 Milhões!!!!!

  2. Seria interessante verificar qual grupo de interesse esta por traz desta migração.
    Esta história de doação e o maior conto do vigário. Seria interessante o novo governo investigar mais esse grande negocio ligado ao sistema de segurança. O pessoal que esta saindo esta deixando vários filhotes que deverão ser adotados pela nova administração.

  3. Acho interessante é este povo desocupado que se preocupa com valor de contrato, tudo de qualidade em informática é caro e se for para o bem do órgão, nós como usuários agradecemos. Pior é que todos sabem quem espalha, “chefe” que tem esposa em outros lugares e que não tem ética espalhando tudo que é feito em todo o estado em termo de tecnologia. Vamos trabalhar meu povo, que o estado precisa de quem trabalha não quem fofoca e inventa mentiras, temos que ter cuidado com o que se fala. Parabéns ao diretor pela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.