O Imparcial erra feio, prejudica Jackson e favorece Flávio Dino

Jogo sujo ou foi apenas uma confusão na hora da diagramação? Prefiro não entrar no mérito. O certo é que o jornal O Imparcial cometeu um erro escandaloso em sua edição de hoje (29), que trazia como manchete o resultado de mais uma pesquisa de intenção de votos para governador do Maranhão.

Uma falha na arte gráfica que ilustra a matéria “As contas da indecisão” publicada na página 3 do matutino simplesmente inverteu os números da pesquisa. Nela( a ilustração) o candidato Flávio Dino aparece com 24,4% e o candidato Jackson  Lago tem apenas 18,8%, contra 43% de Roseana.

Jackson Lago 24,4% Flávio Dino 18,8%

Diferentemente do que mostra o infográfico, é o pedetista Jackson Lago que aprece em segundo lugar com 24,4% das intenções de votos, e deve disputar o segundo turno com a governadora Roseana,  enquanto Flávio Dino aprece com 18,8%.

O texto da matéria traz os números corretos da pesquisa e informa que confirmado o segundo turno o adversário de Roseana será Jackson Lago.

Agora o jornal terá que publicar novamente a matéria desta vez com a arte gráfica ilustrando os números corretos.  

Para o coordenador geral da campanha de Jackson Lago, Clodomir Paz, o erro cometido pelo jornal traz grandes prejuízos para a campanha  da coligação “O Povo é Maior”.

“Mesmo com a retração por parte do matutino, a publicação equivocada do resultado da pesquisa prejudicou nosso candidato e gera danos irreparáveis para nossa campanha”, lamentou Clodomir.

O Imparcial reconheceu o erro e divulgou Nota de Esclarecimento

Segue abaixo:

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

Há um erro na arte gráfica que ilustra a matéria “As contas da indecisão”, publicada na página 3 do jornal O IMPARCIAL, edição de 29 de setembro de 2010.
Diferente do que está no desenho, pesquisa do Instituto Data Mérita registrada no Tribunal Regional Eleitoral aponta o candidato Jackson Lago (PDT) com 24,4 % e não Flávio Dino (PCdoB).

O jornal mantém as informações do texto, ou seja, que se as eleições fossem hoje, o cargo de governador do Estado seria disputado em segundo turno entre os candidatos Roseana Sarney (PMDB) e Jackson Lago (PDT).

São Luís, 29 de setembro de 2010 

______________________________ ___________________
Marco Aurélio Pereira de Oliveira
Editor-executivo de O IMPARCIAL

Marco Aurélio Oliveira 
Editor-executivo
O Imparcial
Diários Associados
3212-2010/9144-5617

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.