Por conta e risco: Jackson Lago será oficializado hoje como candidato ao governo

Jackson Lago está confiante na vitória

Mesmo correndo o risco de entregar a eleição de mão beijada para a governadora Roseana Sarney(PMDB), por conta da Lei Ficha Limpa, o pedetista Jackson Lago será oficializado como candidato ao governo do Estado do Maranhão, neste sábado,26, durante convenção conjunta do PDTe PSDB, que contará ainda com participação de dirigentes e militantes do PTC (Partido Trabalhista Cristão) e PPS (Partido Popular Socialista) que estarão coligados na eleição majoritária deste ano.

Na semana passada, o ex-governador afirmou, durante coletiva, que manterá sua candidatura até o fim, nem que para isso tenha que travar uma batalha judicial, já que em seu entendimento, tem a ficha limpa, portanto, apto para disputar as leições.

O certo é que tanto otimismo pode atrapalhar os planos de retomada do poder, deixando-se cair na armadilha de seus adversários.

Caso Jackson Lago saia com sua candidatura sub judice(que depende de decisão judicial) correrá grande risco de ter seus votos do 1º turno anulados, permitindo, assim, que a governadora Roseana vença a eleição sem a necessidade de um 2º turno contra Flávio Dino, hipoteticamente falando.

A estrátegia de lançar candidatura sub judice, para que a Justiça anule os votos e favoreça um candidato no primeiro turno já foi utilizada com sucesso em outras eleições. E é exatamente isso que pelaneja os adversários de Jackson Lago.

Políticos e jornalistas tem o mesmo entendimento, de que Jackson está apostando muito alto sua candidatura. O preço não será apenas sua derrota pessoal mas a derrota de toda a oposição.

A maioria entende que tudo ficará mais difícil para a campanha Jacksita com uma candidatura sub judice, desde conseguir apoios até a captação de recursos para a campanha. sem contar a desconfiança do eleitorado.

Setores do PDT afirmam que uma desistência de Jackson selaria a vitória Roseanista.

É por causa desse pensamento pedetista que muitos acreditam que jackson fará o jogo do grupo Sarney.

É preciso que o ex-governandor Jackson Lago certifique-se da legitimidade de sua candidatura antes de enveredar numa aventura que poderá significar a derrota da oposição.

Convenção

A convocação foi feita de maneira unificada pelos diretórios estaduais dos dois partidos. A convenção acontece nas dependências do Grêmio Lítero Recreativo Português, local onde teve início a caminhada vitoriosa de Jackson nas urnas em 2006. O evento está marcado para ter início às 8 horas.

No mesmo evento serão homologados os nomes do deputado federal e presidente estadual do PSDB, Roberto Rocha, e do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, STJ, Edison Vidigal, do mesmo partido, como candidatos ao Senado Federal.

Há expectativa sobre o nome do candidato a vice-governador na chapa de Jackson Lago. Segundo informou em entrevista coletiva na semana passada o presidente regional do PDT, caberá aos outros partidos da coligação a indicação do nome a compor com ele a chapa que concorrerá ao governo do estado.

PSDB, PTC e PPS conversam para chegar a um consenso sobre o nome do companheiro de Jackson Lago que se propõe a governar o Maranhão a partir de 1º de janeiro de 2011.

A deliberação sobre formação de chapa às eleições proporcionais será realizada durante a convenção. Serão os delegados dos dois partidos com direito a voto que decidirão sobre a formação de chapa coligada para disputar vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A previsão é de que o PDT apresente cinco candidatos a deputado federal e cerca de 20 nomes para concorrer a um das 42 vagas na Câmara Estadual.

Além dos delegados, a convenção reunirá militantes e lideranças políticas como os prefeitos de São Luís, João Castelo; de Imperatriz, Sebastião Madeiras, ambos do PSDB, de Porto Franco, Deoclides Macedo e de Santa Rita, Dr. Hilton, que representarão os mais de 60 prefeitos eleitos pelo PDT nas eleições de 2008.

Movimentos sociais

Coordenadora da convenção, o sociólogo Leo Costa explicou que a ideia dos partidos aliados é que o momento se transforme em momento memorável do início da retomada do poder em nome do povo que referendou o nome de Jackson Lago nas eleições em 2006 e acabou frustrado dois anos e quatro meses após a outorga do mandato.

Representantes dos movimentos sociais também devem participar da manifestação democrática que a convenção do PDT- PSDB se confirmará. Dentre eles o Centro da Criança Marcos Passerini que vem trabalhando junto com lideranças comunitárias do estado na intenção de buscar a verdadeira mudança e reviver a esperança através da manifestação do voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.