Prefeitura e SEDAGRO entregam kits de irrigação para agricultores

A Prefeitura de São José de Ribamar, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEDAGRO), realizou mais uma entrega de kits de irrigação para agricultores familiares do município.

A ação, desenvolvida desde o ano passado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), faz parte do trabalho de implantação do sistema de horticultura comunitária, projeto que íntegra o rol de ações do programa de Apoio à Agricultura Urbana e PeriUrbana. O programa tem como objetivo fortalecer a agricultura alimentar, oferecendo às famílias de agricultores que vivem nas periferias das zonas urbanas e periurbanas do município o desenvolvimento de atividades produtivas geradoras de emprego e renda e que também ofereçam alimentos de qualidade e em quantidade que garanta a sua segurança alimentar e nutricional.

Desta vez, foram beneficiados com os kits de irrigação agricultores familiares do pólo agrícola de Panaquatira.

“Os diversos projetos e ações executados pela prefeitura, sem dúvida nenhuma, estão contribuindo para melhorar a nossa qualidade de vida e, conseqüentemente, o rendimento da nossa atividade profissional”, afirmou José de Ribamar Silva, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais de Itapary.

Representando o prefeito Gil Cutrim na solenidade de entrega dos kits, o secretário municipal Eudes Sampaio (Receita e Patrimônio Público Imobiliário) disse que a prefeitura ribamarense, ao longo dos últimos sete anos, não mediu esforços para tornar a agricultura familiar uma atividade rentável para àqueles que, há anos, vivem da mesma.

O sistema de horticultura comunitária, é importante destacar, está sendo implantado em oito comunidades ribamarenses – Mata, Matinha, São Braz e Macaco, Panaquatira, Santa Maria, São Paulo, Jussatuba e São José dos Índios – em áreas de um hectare nas proximidades de poços artesianos que fornecerão água para o cultivo das hortaliças de base agroecológica. Com a instalação dos kits de irrigação, o município ampliará sua área de hortaliças irrigadas em 32 hectares, proporcionando um aumento significativo em sua produção com a ampliação do número de safras, melhorando a lucratividade da produção pela remuneração extra que se obtém, colocando o produto no mercado no momento de falta do mesmo, fomentando o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.