Prefeitura inicia recadastro do Bolsa Família para mais de doze mil beneficiários nesta sexta (9)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), convoca beneficiários do programa Bolsa Família para atualização cadastral, a partir desta sexta-feira (9), na sede da Semcas e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das áreas Centro, São Francisco, Liberdade, Forquilha, João de Deus, Cidade Operária e Vila Nova.

Mais de 12.940 beneficiários estão sem atualizar os dados cadastrais há mais de dois anos e têm dois prazos máximos para o recadastramento. Até o dia 16 de outubro devem fazer a atualização 4.313 beneficiários. Quem não cumprir este prazo tem o benefício suspenso em novembro e o cancelamento em dezembro. Os demais, 8.630 famílias, têm que fazer a atualização até o dia 11 de dezembro, com o risco de ter o benefício suspenso em janeiro e cancelado em fevereiro de 2016, caso não proceda com o recadastramento.

“Quando o beneficiário deixa que o processo chegue ao cancelamento, ele perde a vaga e é substituído por outra pessoa. Neste caso, para reaver o direito ao benefício, precisa aguardar pela disponibilidade orçamentária do governo federal, uma vez que o teto para São Luís é de 80 mil pessoas para o programa Bolsa Família”, esclarece o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.

ATENDIMENTO

A Semcas realizará uma triagem para atendimento apenas ao grupo de pessoas que recebeu a convocação de recadastro, via comprovante de saque ou cartas. Portanto, só as famílias que precisam fazer a atualização devem procurar o serviço neste período.

A Secretaria já executa o processo de descentralização do atendimento ao Bolsa Família em sete dos 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, assim o público dessas áreas só terá atendimento para o recadastro nestes equipamentos sociais.

“A Semcas não fará atendimento aos beneficiários que moram nas áreas dos Cras já descentralizados. As pessoas devem procurar o Cras que contempla o bairro onde moram”, orienta Cristiano Pereira.

DOCUMENTOS

É necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua). Também deverá levar para a atualização a certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes da família menores de 6 anos de idade, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula escolar para quem tem de 7 a 17 anos.

ONDE FAZER O RECADASTRO

Semcas – Avenida Senador Vitorino Freire, n° 29, Edifício Cesário, Anel Viário/ Centro
Cras Centro – Rua Melvin Jones, n° 135 – Apicum
Cras São Francisco – Rua 02, n° 441/ São Francisco
Cras Liberdade – Avenida Luis Rocha, n° 1.578 – Praça da Liberdade-Monte Castelo
Cras Forquilha – Rua 04, n° 99, Qd. 41 – IV Conjunto Cohab
Cras João de Deus – Avenida Odylo Costa, filho, n° 27 – Parque Universitário-João de Deus
Cras Vila Nova – Rua Enoc Vieira, n° 6 -Vila Nova
Cras Cidade Operária – Avenida Oeste Interna, SN – Cidade Operária

2 pensou em “Prefeitura inicia recadastro do Bolsa Família para mais de doze mil beneficiários nesta sexta (9)

  1. Ainda bem que a prefeitura está preocupada com os que mais precisam do amparo do poder público, pois, do jeito que nossa sociedade está retrógrada, daqui algum tempo vão fazer até manifestação para acabar com o bolsa família, dizendo que é um mal pra sociedade.

  2. A prefeitura divulga com antecedência na televisão, no rádio, na internet, em vários lugares, mas ainda tem gente que vai deixar pra fazer no último dia. Ai depois vem querendo culpar o CRAS por não ter conseguido se recadastrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.