Produtores promovem 3ª Feira de Produtos Agroecológicos

Com o apoio da Prefeitura de Lago do Junco, por meio da Secretaria de Agricultura, os produtores da zona rural do município realizaram a 3ª Feira de Produtos Agroecológicos, na Avenida Câmara Lopes, na noite de quinta-feira (27). A iniciativa é estratégica para incentivar a agricultura familiar e levar aos consumidores da área urbana produtos orgânicos diversificados. Na ocasião estiveram reunidos mais de 30 produtores de povoados de Lago do Junco e de cidades vizinhas.

“Nós acreditamos e confiamos na união das entidades e parceiros do campo e, enquanto administração municipal, assumimos o compromisso de ser parceiros de iniciativas como essa que contribuem muito para a melhoria de renda dos produtores rurais”, afirmou a secretária de Agricultura, Elidevan Ferreira de Sousa, em referência aos grupos que apóiam os produtores presentes na feira como a Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

3ª Feira de Produtos Agroecológicos chamou a atenção dos moradores da sede do município que compareceram logo cedo ao local para prestigiar os produtores e comprar diretamente deles frutas, verduras, comidas típicas e derivados do coco babaçu expostos nas mesas de produtos espalhadas pela feira. “É o segundo ano que eu venho aqui e cada vez há mais produtos diversificados. Para mim é vantajoso comprar direto do produtor, pois sabemos que quando não há atravessadores o produto é mais em conta”, disse o funcionário público, Djalma Brito.

Produtores

Em Lago do Junco a produção agroextrativista movimenta todos os povoados, especialmente Ludovico (com destaque para a produção de derivados do leite e sabonetes de babaçu), Centrinho do Acrísio (produção de abacaxi, banana e inhame), Abelha (produção de banana) e Lago do Cipó (diversificação da agricultura familiar).

Toda produção agroextrativista das famílias rurais tem o acompanhamento técnico da ASSEMA, associação que conta com 18 profissionais de diversas áreas e que orientam os pequenos produtores a desde a produção até o processo de beneficiamento dos produtos sempre com foco na economia familiar. “Nosso principal objetivo é dar qualidade de vida às famílias do campo e incentivar a autogestão sempre com foco na produção agroecológica – sem fogo e sem veneno -, a procedência orgânica. É assim que é possível agregar valor ao consumidor final!”, explica o coordenador geral da ASSEMA, Raimundo Ermínio Neto.

Para o presidente da COPPALJ, João Valdecir Viana da Silva, iniciativas como a feira ajudam a colocar o excedente da produção agrícola no mercado local. “Nossa mesa é diversificada, para além dos derivados de babaçu e enquanto produtores precisamos de momentos como esse. Para mim o ideal é que a feira fosse mensal, ou mesmo semanal, pois temos muitos produtos a oferecer e o apoio da prefeitura é importante!”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.