Redução da violência é debatida em evento do PPS com a presença do Prefeito de Vitória(ES)

Ocupar a cidade com as famílias é a forma de transformá-la em ambiente seguro. Desta forma, o prefeito de Vitória do Estado do Espírito Santo, Luciano Rezende (PPS-ES) iniciou sua palestra no 1º Ciclo de Debates sobre Desafios das Grandes Cidades Brasileiras promovido pelo PPS-MA. O evento foi coordenado pela deputada federal, Eliziane Gama que atualmente preside o diretório estadual do partido no Maranhão.

Luciano Rezende proferiu palestra sobre a “Assistência Social na Redução da Violência” e enumerou as ações e estratégias adotadas por ele desde o início de sua gestão à frente da Prefeitura de Vitória(Região Sudeste), em 2013 e que já reduziram em mais de 50% os índices de violência. Hoje a cidade é reconhecida pela ONU como uma das melhores capitais brasileiras para se viver.

“A cidade de Vitória tem 330 mil habitantes e registrou no mês passado apenas dois assassinatos, a menor taxa de homicídios em 15 anos. É inaceitável pensar que o prefeito não tem responsabilidade no combate a violência. Por isso, assumi este desafio”, afirmou Luciano Rezende.

Entre as ações do prefeito Luciano para reduzir a violência na cidade está a implantação da Nova Guarda Municipal 24 Horas, que passou a trabalhar em conjunto com as polícias Militar e Civil., e também o programa “Onde Anda Você?”, que acolhe e encaminha para tratamento moradores em situação de rua. Com o acolhimento, após dois anos e meio, esse número reduziu quase 90%. Além de várias ações de ocupação do espaço público pelas famílias e um programa arrojado de assistência social.

Debate

Professores universitários, estudantes, assistentes sociais, lideranças políticas, partidárias e representantes de instituições como Defensoria Pública e Polícia Militar participaram do debate e questionaram o prefeito sobre a aplicabilidade destas ações em outras cidades, como por exemplo, São Luís.

“Estamos aqui para uma troca de experiências. A beleza de São Luís não combina com a violência, assim como Vitória. Sei que juntos vocês podem mudar esta realidade.[…] e uma das formas é discutir a política municipal preventiva contra a violência de forma integrada”, enfatizou.

A deputada Eliziane Gama disse que este debate é fundamental para a busca de soluções e combate a violência. Ela enalteceu as ações desenvolvidas pela gestão do colega popular-socialista.

“A cidade de Vitória reduziu em mais de 50% os índices de violência, contrário a São Luís que aumentou em 300% segundo o Mapa da Violência. Esta redução é fruto de trabalho voltado para a pessoa humana. Este é o sentimento do que o PPS tem. O que estamos fazendo é discutindo um plano para nossa cidade. Os partidos precisam dar sua colaboração no combate à violência”, destacou Eliziane Gama.

O deputado estadual Wellington do Curso(PPS-MA) também falou sobre a importância do debate.  “Precisamos nos debruçar sobre este tema (violência) e encontrar soluções para uma cidade mais justa e mais segura”, enfatizou deputado Wellington do Curso.

Já o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto(PPS) esclareceu que o partido promoverá outros debates com a presença de grandes nomes nacionais como o Senador Cristóvão Buarque e o Arquiteto e Urbanista, Jaime Lerner.

“É fundamental para o PPS iniciar sob a liderança da deputada Eliziane Gama este ciclo de debates, que foi extremamente exitoso. É preciso uma liderança visionária que possa encontrar alternativas para o problema da violência. Continuaremos discutindo os temas, buscando alternativas e trocando experiências”, destacou Pastor Porto.

Luciano Rezende agradeceu ao convite e a troca de experiências e parabenizou a deputada federal Eliziane Gama pelo trabalho desenvolvido no Congresso Nacional. “Eliziane é um exemplo para nós. Ela tem feito um trabalho que dignifica a todos nós que temos a honra de ser seus colegas de partido. Em meio a uma crise ética que vivemos ela surge como uma grande liderança política”, destacou.

No encerramento do evento o prefeito foi homenageado com o certificado do PPS-MA William Moreira Lima devido suas realizações e implantação de programa de desenvolvimento social.

No domingo(26), Luciano participará de uma roda de conversa com lideranças do PPS maranhense. O tema da conversa é política nacional e análise de conjuntura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.