Reforma Política no Brasil será discutida na Assembleia durante audiência pública

Agência Assembleia

A deputada estadual Francisca Primo (PT) e o deputado federal Zé Carlos (PT-MA) concederam entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (2) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para esclarecer sobre o tema ‘A Reforma Política no Brasil’ que será discutido durante audiência pública marcada para o dia 13 de março, às 9hs no auditório Fernando Falcão.

O assunto já está sendo abordado na Câmara Federal em Brasília por uma Comissão Especial, instalada em fevereiro, que tem como presidente o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) e, entre os membros, os deputados federais pelo Maranhão Zé Carlos (PT), Victor Mendes (PV) e Pedro Fernandes (PTB).

No Maranhão, a deputada estadual Francisca Primo protocolou o requerimento nº 019/15, já aprovado pela Casa, solicitando a realização de uma audiência pública, que terá como expositor o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão de Reforma Política.

“Nós tomamos essa decisão de fazer essa audiência junto com o deputado Zé Carlos por ser da bancada federal. Vamos trazer os deputados que fazem parte da comissão em Brasília para debater junto com todo o segmento da sociedade que foi convidado para participar”, explicou Primo.

A parlamentar disse ainda que irá apoiar o seu partido, o PT, em relação às propostas de reforma que serão defendidas. “Nós vamos representar o mesmo que o PT quer, como por exemplo, o aumento do número de vagas das mulheres para 50 %. A questão do financiamento público também faz parte da nossa defesa. Essas discussões serão levadas para serem debatidas. O que nós queremos é um resulto urgente, que é o que a sociedade já vem cobrando há muito tempo”, contou.

Na entrevista, Zé Carlos destacou a importância de ouvir o posicionamento dos maranhenses em relação às propostas apresentadas. “É necessário que seja feito um relatório com a opinião dos nossos representantes sobre a Reforma e com isso o Maranhão dará um passo a frente, contribuindo fortemente com a sua opinião nesse projeto de Reforma”, disse. 

COMPOSIÇÃO DA MESA

Além da deputada estadual Francisca Primo (PT), proponente da audiência, estão convidados para compor a mesa: O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho (PDT); presidente da Comissão de Reforma Política, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ); relator da Comissão de Reforma Política, deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI); deputados federais pelo Maranhão: Zé Carlos, Pedro Fernandes e Vitor Mendes; presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, deputado estadual Marco Aurélio, presidente da FAMEM Gil Cutrim; CNBB, representada pelo Dom Belisário e o presidente da OAB Mário Macieira.

PROGRAMAÇÃO

9h30 – Formação da Mesa dos Trabalhos – dep. Francisca Primo

9h15 – Saudação dos Membros da Mesa dos Trabalhos

Moderador dos trabalhos – Deputado Federal Zé Carlos

10h – Início dos trabalhos

10h15 – Expositor: Deputado federal Marcelo Castro (relator na Câmara Federal da Comissão da Reforma Política)

11h15 – Debate

12h15 – Encaminhamentos

1 pensou em “Reforma Política no Brasil será discutida na Assembleia durante audiência pública

  1. Esse negócio de apoiar Partido, não vai melhorar em nada essa reforma, tem que escutar e atender é o clamor da Nação brasileira. Tem que ser uma reforma séria, como,por exemplo, acabar com esses partidinhos de aluguel, diminuir o numero de partido,senador passar só 4 anos e suplentes os mais votados, independentes de partido, acabar com campanha da iniciativa privada. Os candidatos eleito para para o parlamento, terão que atender a vontade do eleitor que votou para o parlamento e não depois de eleito para favorecer outrem vão ser secretário, ministro, etc, isso não pode acontecer, muitos não tem nem competência para tal cargo, a exemplo, um ministro da educação que seja alguém com renomado curriculo na área da educação, por isso que a energia elétrica está acabando conosco, põe-se um cara de formação jornalista para ministro de Minas e Energia, sem contar na corrupção que é o cancer devorador dos recursos publicos em todoas as esferas publicas. Acabar com candidato ficha suja que nas últimas 48 horas deixam de concorrer e colocam suas esposas ou outras pessoas que eles queria. Fica uma coisa totalmente fora dos interesses coletivos. Nenhum candidato ao parlamento possa ficar lá mais de 12 anos, tem que mudar para melhorar. Punir severamente a compra de votos e nenhum candidato teria que ter canais de informação seus e nem de seus familiares. Agora apoiar o PT como falou o companheiro acima, acho que vai é piorar, tem que fazer um movimento nacional, um plebiscito para que todos tenha voz e vez na participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.