Rogério Cafeteira esclarece sobre a extinção do Programa Viva Luz

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSC), transmitiu na sessão desta quarta-feira (26) os esclarecimentos do Governo do Estado sobre a extinção do Programa Viva Luz.

Rogério informou que as 30 mil famílias que eram assistidas pelo programa permanecerão contempladas com o pagamento da conta de energia elétrica pelo Governo Federal, e que a partir de agora o Governo do Maranhão agirá, em conjunto com a Cemar, para realizar a busca ativa de cidadãos em vulnerabilidade social , para que ainda em 2015 seja promovida a reinserção, atualização de dados e concessão de novos benefícios a quase 70 mil famílias maranhenses que não beneficiadas ou tinham o risco de perder seus benefícios pelo Programa de Tarifa Social.

“Apesar de haver uma redução de 35% no subsídio para o pagamento haverá um aumento na base, e dessa forma, mais que o dobro das famílias que eram contempladas passará a ser assistida a partir desse cadastro”, destacou.

Ele frisou ainda que o Governo do Maranhão remanejará do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza os recursos de R$ 25 milhões que eram destinados ao ‘Viva Luz’ para a manutenção do programa Mais Bolsa Família Escola, que atenderá mais de 1, 2 milhão de estudantes maranhenses.

Segundo o deputado, o 35% não serão mais pagos pelo governo em função de ajuste e restrição orçamentária, mas que, em contrapartida, houve um trabalho importante para ampliar o número de famílias beneficiadas e assegurar outros benefícios.

Quanto ao pronunciamento do deputado Sousa Neto (PTN), o líder do governo assinalou que a apreensão de armamento é função da polícia e que entende ser normal o remanejamento de policiais do interior para a capital, já que a polícia é ferramenta principal para garantir segurança. Disse ainda que tem evitado fazer comparações com relação ao governo anterior, mas lembrou  que, em passado recente, eram diárias as notícias de violência e citou os episódios dos ônibus queimados, mortes de policiais e arrastões que afligiam a população.

Rogério Cafeteira informou o Maranhão é o estado com menor número de policiais per capita do país e que mudar índices como esses demandam tempo, mas que tem tido um esforço constante do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.