Secretaria da Juventude elege conselheiros e delegados durante Conferência

A Secretaria Municipal de Juventude de Lago do Junco foi a primeira da região do Médio Mearim a realizar a Conferência Municipal de Juventude deste ano – na última quarta-feira (26) –, durante a qual foram escolhidos os membros do Conselho Municipal da Juventude e também os jovens delegados que irão representar o município na Conferência Estadual da Juventude, em outubro, em São Luís.

A 1ª Conferência Municipal da Juventude foi realizada no Centro Comunitário da cidade e contou com a participação de representantes da Associação de Jovens Rurais (AJR), lideranças juvenis católicas e evangélicas, jovens do Projovem e outras representações, além da presença dos vereadores Fábio Arruda e Zeca da Odália; do presidente Câmara, Jair Alves; de secretários municipais e do prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca.

“Aqui nasce o espaço da juventude de nossa cidade, responsável por discutir os problemas do nosso município e propor boas ideias. Contamos com a força dos jovens, representados aqui pelo secretário de Juventude, o Edinho (Edson Sousa), o qual atua voluntariamente a frente dessa secretaria recém-criada!”, afirmou o prefeito, Osmar Fonseca, durante abertura da Conferência.

Durante a Conferência houve apresentações artísticas e debates sobre propostas que atendam as expectativas do jovem da zona rural e urbana do município. De acordo com o secretário da Juventude, Edson Sousa, dentre as prioridades está a implantação de projetos educativos especialmente no que diz respeito a fortalecer a preparação dos jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Quando a juventude quer ela faz! Aqui ouvimos as demandas de cada grupo da juventude, sugestão de ações e atividades para o jovem. Caberá agora ao Conselho selecionar as propostas”, explicou Edson Sousa.

Para o professor Edson Cruz, do povoado Riachão, a iniciativa de uma conferência para a juventude abraçada pelo poder municipal é um grande avanço. “É um processo que permite um efeito de união das juventudes para pensar propostas concretas que beneficiam a todos. Quando os jovens tão diferentes superam seus conflitos, sabemos que muita coisa boa pode surgir”, disse.

Conselho Municipal da Juventude

Com a finalidade de elaborar, aprovar e propor políticas públicas que permitam a maior integração e participação do jovem de Lago do Junco no desenvolvimento do município, a Secretaria da Juventude elegeu 12 membros do Conselho Municipal da Juventude. “Considero positiva a Conferência, pois possibilita um contato maior especialmente com as lideranças jovens do município que de outra forma talvez não se reunissem como agora. É bom saber que a juventude juncoense tem vez e tem voz!”, afirmou o conselheiro Renan Arruda.

Os conselheiros exercem atividade voluntária e tem como missão representar os anseios dos jovens do meio urbano e rural de Lago do Junco. “Aqui vemos a grande abrangência que os temas da juventude têm, bem como a importância da participação dos estudantes, das lideranças jovens das igrejas e tantos outros. Vamos unir a juventude para trabalhos sociais!”, afirmou o conselheiro Moab Teixeira Lima.

Associação de Jovens Rurais

Durante a 1ª Conferência Municipal da Juventude, o presidente da Associação de Jovens Rurais (AJR), Jessé Lima, destacou a importância do protagonismo do jovem e elogiou a abertura do poder municipal para mais ações em prol da juventude. “Aqui observamos que não existe apenas uma juventude, mas juventudes! Elas estão bem representadas nesta conferência e agora cabe provocar mudanças, sempre com maturidade”, disse.

A AJR constituiu seu CNPJ desde 2007 e tem por principal finalidade evitar o êxodo rural, garantindo melhores condições de vida e trabalho para os jovens dos povoados de Lago do Junco. Com essa finalidade ela mantém uma fábrica de artesanato no povoado Ludovico e busca financiamento para construir uma fábrica de papel reciclado no povoado São Manoel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.