Sem acordo: greve de professores municipais chega a 100 dias

A greve dos professores da rede municipal de ensino de São Luís chega hoje ao 100° dia. Na tarde desse sábado (29), reunidos em assembleia geral, a categoria decidiu por unanimidade continuar com a paralisação, iniciada no dia 22 de maio. Dessa forma, segue a ocupação do Palácio La Ravaridère, sede do Executivo municipal, onde os docentes estão acampados desde o dia 13 de agosto.

Durante o encontro, a categoria mais uma vez mostrou sua indignação com a administração municipal. Na próxima semana, a categoria deve fazer mobilizações para chamar a atenção da sociedade para os problemas pelas quais passam a educação da capital maranhense.

Aproximadamente 300 professores participaram da assembleia, realizada em frente ao Palácio La Ravardière, na Praça Pedro II, onde eles deliberaram pela continuidade do movimento. A titular da Promotoria de Justiça da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, esteve no local e mais uma vez se colocou à disposição para mediar as negociações a fim de que docentes e Prefeitura cheguem a um consenso.

Salário

Os professores negaram a proposta de reajuste salarial oferecida pela Prefeitura de São Luís. O município, alegando dificuldades financeiras, ofereceu aumento de 2,92% nos vencimentos dos docentes. Esse valor ainda seria pago de forma parcelada, em duas vezes: a primeira seria paga no mês de outubro e a segunda em dezembro.

Durante a assembleia, os docentes negaram a proposta da prefeitura. No início da paralisação, os professores pedem um reajuste salarial de 20%, porém, diante a intransigência da prefeitura em atender esse pleito, os grevistas reduziram o percentual pretendido para 11,32%. Após diversas rodadas de negociação mediadas pelo Ministério Público (MP), os grevistas reduziram ainda mais esse percentual para 5,32%, contudo, não obtiveram resposta favorável do município para a reivindicação.

Imirante.com

1 pensou em “Sem acordo: greve de professores municipais chega a 100 dias

  1. Esses professores devem procurar armar um circo em outro lugar, pois ninguem esta achando graça mais nisso deles, irresponsáveis prejudicando nossos filhos. Desde quando me entendo por gente, professor nunca ganhou rios de dinheiro. Tenho certeza que sempre foram cientes disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.