Sininger Vidal se reúne com Simplício para discutir Parque Industrial de Açailândia

Os secretários municipais de Meio Ambiente e de Indústria e Comércio, respectivamente, Sininger Vidal e Cleones Oliveira, cumpriram agenda na quarta-feira 30 em São Luís. Ambos se reuniram com o titular da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araujo, e com outras autoridades para definir e adequar o projeto de instalação do Parque Industrial em Açailândia. Um marco na história do município.

O espaço, que será construído no Bairro Industrial da cidade, Pequiá, é destinado para instalação de empresas que pretendem funcionar na cidade. Atualmente, cerca de 15 empresas, já com a autorização da Secretaria de Meio Ambiente, pretendem se instalar no município, faltando somente a disponibilização da área para que isto ocorra.

Para resolver esse impasse, Simplício Araujo determinou que fosse dado prioridade na conclusão dos tramites legais do projeto de instalação do Parque Industrial. O secretário, inclusive, estará em Açailândia na próxima quinta-feira 8, quando será realizado no município a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, a Agritec. Ele informou a Sininger e a Cleones que, durante o evento, será anunciado o investimento de 20 milhões de reais destinado para a implantação do Parque.

O valor, segundo o titular da  Indústria e Comércio, será utilizado para realizar a desapropriação da área e para construção de infraestrutura para criação do espaço, o que deve ocorrer até dezembro deste ano. “Açailândia tem potencial para possuir o maior parque industrial do interior do Maranhão, o município possui um potencial econômico grandioso, por isto temos pressa para que isto ocorra. Ao entrar em funcionamento, este parque industrial beneficiará toda a Região Sul do estado. Isto significa, sem dúvidas, um grande progresso para o Maranhão”, afirmou.

Durante o encontro, o secretário de Indústria e Comércio de Açailândia afirmou que, passada esta primeira reunião, o próximo passo será o de realizar um levantamento das empresas interessadas em se instalar na cidade. “Após esta reunião, onde foram definidos os últimos detalhes, agora o passo seguinte é a Secretaria de Indústria e Comércio de Açailândia realizar um levantamento das empresas interessadas. Já temos uma relação com nomes de indústrias interessadas em se instalar no município. Estamos falando de um investimento na cidade da ordem de 25 milhões de reais. Isto evidentemente beneficiará a população de Açailândia, trazendo geração de empregos e desenvolvimento para nossa cidade. Uma meta do prefeito Juscelino Oliveira”, pontuou.

Para Sininger Vidal, o projeto do Parque Industrial foi adequado a realidade do município e atende a todos os requisitos exigidos pela Lei Ambiental. “O projeto inclui a desapropriação da área e a determinação de que todas as empresas que se instalem se comprometam a garantir o bem estar do meio ambiente. A construção deste parque industrial é um marco histórico para nossa cidade e para todo o interior do nosso Estado e vai beneficiar não somente Açailândia como toda a região”, disse.

Aciaria

A Aciaria Aço Verde Brasil já anunciou, durante visita recente de Sininger, Cleones e Simplício Araujo, que iniciará suas atividades em novembro deste ano. O empreendimento é visto como uma saída para a crise que o setor siderúrgico do Maranhão vem enfrentando há cinco anos.

A ativação do empreendimento atrairá mais empresas, que prestarão serviços para a Aciaria. Por esta razão faz-se necessário a urgência implantação do Parque Industrial, o que tem sido buscado e viabilizado pelas autoridades responsáveis.

Atual 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.